Connect with us
Formato MP3 chega ao fim; veja o que vem a seguir

Ciência e Tecnologia

Formato MP3 chega ao fim; veja o que vem a seguir

O formato MP3, extremamente popular na década de 90 e anos 2000, chega ao fim com o encerramento de seu programa de licenças

Formato MP3 chega ao fim da vida; veja o que vem a seguir

Players do famoso formato MP3 foram os mais populares nas décadas passadas

Não é novidade que as mais diversas tecnologias nascem, algumas alcançam o estrelato e depois “morrem” ao serem substituídas por novas e melhores ferramentas e técnicas. O formato MP3, por exemplo, chegou ao fim da linha em abril.

O Instituto Fraunhofer anunciou em seu site que o programa de licenças e patentes relacionadas ao formato MP3 seria terminado. É claro que as toneladas de arquivos MP3 espalhados pelo mundo não deixarão de funcionar, mas a tendência é que outras opções ganhem mais foco.

O MP3 foi o codec de áudio mais usado em todo o mundo nas últimas duas décadas, como o próprio Instituto que o criou ressalta na sua “nota de falecimento”. O formato começou a ser desenvolvido ainda na década de 80 a partir de pesquisas na Universidade de Erlangen-Nuremberg.

Após o auge na década de 90 e início dos anos 2000, o MP3 continua bastante popular em 2017, mesmo com opções melhores já disponíveis no mercado.

Legado e sucessores do formato MP3

O formato MP3 foi o primeiro que permitiu aquele boom de CDs gravados com centenas de músicas (na época, isso era muita coisa) e também era o formato preferido para os diversos aplicativos e programas de compartilhamento de músicas (lembra do Kazaa? Emule?).

Atualmente, os serviços de streaming e equipamentos de mídia estão usando codecs como o ISO-MPEG, AAC, FLAC, dentre outros. Esses novos codecs têm uma qualidade de áudio melhor e ao mesmo tempo um taxa de dados menor quando comparados ao MP3.

O formato deixa um belo legado e ainda vai demorar um tempo para desaparecer, mas o fato é que seus sucessores são cada vez melhores e em breve irão ocupar os espaços deixados por ele. Fica a nostalgia de uma tecnologia que marcou época e contribuiu para que milhares de pessoas montassem as suas primeiras discografias virtuais da vida.

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comments

More in Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top