Conecte-se conosco
fisl16

Linux

Fórum Internacional de Software Livre está com inscrições abertas (FISL16)

O Fórum Internacional de Software Livre (FISL) é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorre anualmente na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Este ano, o evento será realizado de 8 à 11 de julho no Salão de Eventos da PUC-RS e o Showmetech estará presente…

fisl16

O Fórum Internacional de Software Livre (FISL) é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorre anualmente na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Este ano, o evento será realizado de 8 à 11 de julho no Salão de Eventos da PUC-RS e o Showmetech estará presente! Este não é um evento apenas de programadores mas, de todos aqueles que acreditam na liberdade de aprendizado e disseminação de cultura.

A última edição reuniu 6.017 participantes e disponibilizou 557 atividades, distribuídas em 16 salas durante os 4 dias de evento. Em 2009, o fórum recebeu a visita do então presidente da república Lula e a então ministra de minas e energia e agora presidente, Dilma. A presença destes certamente aumentou a visibilidade do evento, que teve naquele ano seu recorde de público, com 8.232 inscritos.

fisl16-estandes

Área de estandes do evento

Além das palestras e oficinas disponíveis para os inscritos no evento, existe uma área aberta ao público em geral onde expositores promovem seus projetos e produtos baseados em Software Livre (SL), Hardware Livre (HL) ou Cultura Livre. Ainda existem espaços com tomadas elétricas, para que grupos de usuários de qualquer SL possam promover seus grupos e soluções de forma gratuita.

fisl14-tesla

Participante do evento dentro de uma gaiola de Faraday protegendo-se dos raios de uma bobina de Tesla.

Nesta área, os participantes podem ver atrações como a maior bobina de Tesla do Brasil, que esteve no evento em 2013 e permitiu que os visitantes ficassem cara-a-cara com os raios produzidos pelo equipamento.

Também é possível ver de perto projetos sociais, que ensinam a crianças carentes os conceitos de informática e robótica com sucatas de computadores, ou ainda equipamentos bem modernos como uma impressora 3D feita com SL e HL. Ou seja, se você não quiser comprar o produto deles, pode baixar o projeto e construir você mesmo em casa.

fisl15-metamaquina

Metamaquina 2, impressora 3D livre.

Mas o ponto alto para os participantes são, é claro, as palestras! Todos os anos, grandes nomes vem de todo o mundo para ensinar e debater sobre as tecnologias livres e até não livres.

Quando se fala em Software Livre, muitos pensam apenas no sistema operacional Linux, mas existe todo um ecossistema de softwares nas mais variadas áreas e com muitas opções desde gerenciadores de texto e planilhas eletrônicas, até editores de imagem e vídeo de alto desempenho e cada vez mais jogos de alto desempenho.

Durante o evento é possível ensinar e aprender sobre praticamente qualquer solução da cultura livre.

personalidades-fisl

Richard Stallman, Jon “Maddog” Hall e Tobias Andersson

Entre os grandes nomes anualmente batem ponto no evento estão Richard Stallman, criador do movimento Software Livre, do GNU e da Free Software Foundation (FSF), e Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International. Em 2013, Tobias Andersson, cofundador do controverso site The Pirate Bay esteve no evento falando sobre sua luta pelo livre compartilhamento de cultura e informação.

fisl16-Euvou-Gnu

As inscrições já estão abertas no site do evento. O primeiro lote custa R$ 120,00 e tem 50% de desconto para estudantes e caravanas. No dia do evento o valor sobe para R$ 350,00.

São, ao todo, 4 dias de evento e não existem inscrições separadas por dia de evento (somente para o evento inteiro). Este ano, estaremos no FISL16 trazendo para vocês os melhores momentos do que estiver rolando por lá.

Até breve!

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários

Mais de Linux

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top