Conecte-se conosco
capa2

CULTURA GEEK

Futuro do passado! Como se imaginava o século XXI há 100 anos

Infográfico faz uma comparação com as previsões de futuro feitas por artistas franceses do século 19, com a realidade atual

Back-to-the-Future-Title-Card

Em 2015, descobrimos que a realidade é bem diferente do que se imaginava o “futuro” nos anos 80.

Em “De Volta para o Futuro” da década de 1980, o diretor Robert Zemeckis imaginou como seriam “os anos 2000”. Pelo filme, podemos ver como as concepções de futuro que a humanidade constrói, são constantemente contrariada pelos fatos. A distância entre expectativa e realidade se torna ainda mais clara quando comparamos previsões de um longo período de tempo.

Quase um século antes de Marty McFly visitar um século XXI com hoverboards voadores, o ilustrador francês Jean-Marc Cotê imaginou o futuro em uma época que nem a indústria do cinema tinha surgido. O chamado “En L’An 2000“ foi uma série de imagens francesas criadas no início do século passado por Côté e outros artistas do período, que tentaram imaginar como seria a vida no século XXI.

livro

A primeira série de cartões foi produzida para Exposição Mundial de Paris, mas devido à dificuldades financeiras jamais chegaram a ser efetivamente distribuídas. Em função disso, as imagens foram usadas em pacotes de cigarros e, depois, utilizadas em cartões-postais. A “coleção” só chegou ao conhecimento do grande público muitos anos mais tarde, após o autor de ficção científica Isaac Asimov as publicar como ilustrações de seu livro “Future Days: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000” de 1986.

O site Futurism produziu um infográfico intitulado “Depictions of the 2000’s” (“Impressões do ano 2000”, em livre tradução), utilizou essas imagens para fazer uma comparação entre a ideia dos franceses de 100 anos atrás, com a realidade atual. O resultado você pode conferir abaixo.

depictions_v4

Se você ficou curioso sobre as imagens do En L’An 2000, há pelo menos 87 cartões conhecidos, que estão reunidos pelo Wikimedia Commons, onde você pode conferir sem pagar nada.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top