Conecte-se conosco
Galaxy S4

Android

Galaxy S4 é aposta da Samsung para ganhar mercado

O Galaxy S4, novo ‘smartphone’ da Samsung, começará a ser vendido hoje numa pré-venda em algumas lojas de São Paulo. O aparelho chega para competir com o iPhone 5 e confirmar a vantagem do grupo sul-coreano sobre a Apple.

Galaxy S4 para brigar com iPhone 5

As primeiras unidades do Samsung Galaxy S4 poderão ser compradas neste sábado em uma pré-venda especial que será realizada em algumas lojas brasileiras. O dispositivo na versão 4G vai custar R$ 2.499 . O smartphone chega para competir com o iPhone 5 e confirmar a vantagem do grupo sul-coreano sobre a Apple.

Apresentado em março no Radio City Music Hall de Nova York, o Galaxy S4 começa a ser vendido na sexta-feira na Coreia do Sul e no próximo fim de semana no restante do mundo, a um preço ainda não informado.

Como o iPhone 5, o S4 não oferece nenhuma revolução tecnológica, mas melhorias que podem ser determinantes na acirrada concorrência entre os ‘smartphones’ e tablets que também utilizam Android. A versão anterior (SIII) vendeu 41 milhões de unidades em apenas um ano.

Mudanças no Galaxy S4:

O S4 possui tela de alta definição (5 polegadas, 12,7 centímetros), bateria e máquina fotográfica com melhores recursos, pode reconhecer movimentos oculares para passar as páginas conforme a leitura ou interromper vídeos quando o usuário olha para o outro lado. O site americano Android Authority fez um excelente vídeo-review do Galaxy S4 (modelo GT-i9500).

“A Samsung entrou em um território desconhecido. As vendas do S4 nos dirão se é capaz de defender sua nova posição” de líder mundial de celulares e ‘smartphones’, afirma James Song, analista de KDB Daewoo Securities.

No momento, tudo parece favorecer o grupo sul-coreano que anunciou na sexta-feira um aumento de 54% de seus lucros operacionais no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2012 (5 bilhões de euros).

Vendas

A Samsung vendeu 65 milhões de smartphones nos três primeiros meses de 2013, com uma participação de mercado de 30%, segundo a DRAMeXchange.

Por outro lado, a Apple anunciou na terça-feira a primeira queda de seus lucros líquidos em quase 10 anos. Segundo a DRAMeXchange, foram vendidos 37,5 milhões de exemplares do iPhone, com uma cota do mercado mundial de 15,3%. A Samsung tirou o primeiro lugar da Apple em 2011 e consolidou seu avanço no ano passado, conquistando cerca de 30% do mercado, contra 19% para o grupo da maçã.

O S3 tinha superado temporariamente o iPhone 4S durante o verão como smartphone mais vendido e a Samsung ironizou abertamente seu rival em uma publicidade onde havia pessoas fazendo fila para comprar o iPhone 5, mas olhando com inveja para o Galaxy S3.

O grupo sul-coreano tem grandes ambições para o Galaxy S4. O banco CIMB espera que, pelo menos, 70 milhões de unidades sejam vendidas este ano. O Morgan Stanley também tem um “objetivo ambicioso” fixado pela Samsung a seus distribuidores, que deverão fornecer 10 milhões de exemplares por mês, contra 8 milhões de máximo de produção para o S3.

Galaxy S4

Segundo o Morgan Stanley, o aparelho será proposto a um número recorde de 400 operadoras em 210 países para uma utilização de redes de terceira ou quarta geração (3G ou 4G LTE).

A Samsung, cuja gama é muito ampla, do S4 aos modelos mais baratos nos países emergentes, continua, contudo, longe de Apple em termos de rentabilidade, com uma margem operacional duas vezes maior para o grupo norte-americano. “A Samsung tem um longo caminho a percorrer antes de se estabelecer como líder duradouro. Nunca teve o gênio inovador de um Steve Jobs”, diz James Song.

“Mas Jobs (que morreu de câncer em 2011) já não é mais parte da Apple e a empresa tem dificuldades. Isso poderia ajudar a Samsung a ganhar tempo como líder”, acrescenta.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top