Conecte-se conosco
hitman

Games

Game Review: Hitman – Episódio 1: Paris

hitman

Chegou a hora de conhecer as instalações da Agência Internacional de Contrato (ICA), participar do treinamento do assassino mais silencioso do mundo dos games e presenciar o ressurgimento e entrada do Agente 47 na ICA. Bem como, conhecer o mundo da moda e quem sabe até mesmo ter os seus 15 segundos de fama ao desfilar na passarela da Sanguine, em Paris. Bem-vindo(a) ao mundo dos assassinatos de Hitman.

Introdução

Hitman é uma franquia de sucesso composta por games, filmes e livros. O primeiro jogo da franquia foi lançado em 2000 pela desenvolvedora IO Interactive e publicada pela Eidos Interactive para PC. Hitman: Codenome 47 foi um jogo de ação furtiva que podia ser jogado apenas em modo single-player.

O primeiro filme veio somente 7 anos depois, Hitman: Assassino 47, foi um longa francês dirigido por Xavier Gens, e teve Skip Woods como roteirista. O elenco contou com a participação da atriz Olga Kurylenko (007 Quantum of Solace, Oblivion, Promessas de Guerra), Timothy Olyphant (Duro de Matar 4.0, Eu sou o Número Quatro) e o ator de Missão Impossível 2 e Hemlock Grove, Dougray Scott.

O primeiro livro foi publicado também em 2007, Hitman: Enemy Within escrito por  William C. Dietz, cujo enredo situa-se entre Hitman 2: Silent Assassin, Hitman Contracts e Hitman Blood Money. A sinopse é basicamente e resumidamente: o agente 47 virando alvo. O volume 2 da série, Hitman: Dammation, só foi lançado em 2012 e foi escrito por Raymond Benson. Você não encontra o volume 1 no Brasil, mas encontra o volume 2, Hitman: A Condenação, publicado pela editora Leya em 2013.

Sobre o Game

Hitman (2016), foi desenvolvido, assim como seus antecessores, pela IO Interactive. A publicação foi responsabilidade da Square Enix. Ao contrário de todos os outros jogos da franquia este Hitman está sendo lançado de forma episódica. Serão 7 episódios no total, e todos serão publicados neste ano de 2016.

O jogo é todo single-player, você pode jogar a missão principal offline, mas para jogar os contratos é necessário ter uma conexão com a internet. Você poderá jogar Hitman no PC, Playstation 4 ou Xbox One. Lembrando que quem for jogar no PS4 terá acesso exclusivo ao “The Sarajevo Six”, que é composto por 6 contratos bônus.

Primeiramente foi lançado o beta, com três missões, que serve como prólogo do game. Após essa introdução temos o Episódio 1: Paris, que foi lançado na sexta-feira dia 11 deste mês, os próximos episódios serão: na Itália (Sapienza) em abril e em Marrocos em maio. As outras localidades conhecidas são: Tailândia, EUA e Japão. Confira abaixo uma amostra de como será o episódio 2:

Quem não jogou o beta, não precisa entrar em pânico, pois ele vem junto com o primeiro episódio de Hitman.

História

Hitman Cinematic

Começa “20 anos antes” (de Hitman: Absoludion) com um homem supostamente sem passado e sem memória chegando às instalações de treinamento da ICA (Agência Internacional de Contrato). É nesse momento que ele conhece Diana Burnwood que será sua agente de contato.

Sua primeira missão é a simulação de uma uma já realizada em Sidney, na Austrália. O alvo, na época, foi Kalvin Ritter, também conhecido como o Pardal. Kalvin é um excelente ladrão especializado em artes raras e, claro, de grande valor. A missão acontece no iate particular do Pardal durante uma reunião social. O agente “original” conseguiu se infiltrar nessa reunião e eliminar o alvo discretamente, sem que nenhum convidado percebesse. A missão do agente em treinamento da ICA é exatamente repetir essa façanha.

A prova final é baseada em uma missão ocorrida em 1979. Naquela ocasião, o então agente Erich Soders eliminou com maestria o alvo, Jasper Knight, um famoso enxadrista americano, que assassinou o embaixador soviético dos EUA e foi exposto como espião da KGB. Soders se infiltrou em um aeroporto militar em Cuba, que era quase uma fortaleza, e mesmo assim foi bem-sucedido em eliminar Knight. Claro que seu exame é um pouco mais difícil, tendo em vista que o atual Diretor de Treinamento, Soders, o considera uma ameaça e colocou alguns guardas a mais para que você falhe em sua prova.

 – Nossa equipe não encontrou nenhum registro. Nenhum nome. Nada.

 – Acho que me chamam de “47”.

 – Isso… não é um nome.

 – Então invente um.

 – Está bem. Agente 47.

Margolis e Viktor Hitman

Como o agente passou na prova e é o assassino profissional mais mortal do planeta, você vai desembarcar em Paris, em um super evento o, Sanguine Fall Fashion Show, que mostra todo o glamour do mundo da moda e também o quão letal ele pode ser.

Nessa missão você terá dois alvos: o dono da Sanguine, Viktor Novikov e a modelo aposentada, Dalia Margolis, que são considerados pela ICA “duas das pessoas mais perigosas do mundo”. Segundo a agência os dois são na verdade os líderes da IAGO, um círculo de espionagem que comercializa os segredos mais valiosos da elite global. Esse casal do mal pretende vender uma lista com os nomes dos agentes secretos ingleses em um leilão durante o desfile da Sanguine. E claro, por esse motivo, devem ser impedidos pelo mais silencioso e letal assassino profissional do mundo dos games.

Ao contrário do que se pode imaginar à primeira vista, Hitman (2016) não é uma reinicialização da série e os eventos do jogo principal ocorrem após os acontecimentos de Hitman: Absolution.

Áudio/Soundtrack

O áudio contribui para aumentar a tensão após a eliminação dos alvos. Em Paris, certamente é bom durante o desfile, mas fora isso não existe nada de excepcional e quanto à trilha sonora não é memorável como a de Hitman: Blood Money com a Ave Maria de Franz Schubert.

Abrindo um parênteses a trilha sonora do Blood Money, criada por Jesper Kyd, foi indicada como melhor trilha de games no MTV Video Music Awards de 2006, mas não levou o prêmio. O soundtrack de Elder Scrolls IV: Oblivion de Jeremy Soule foi o vencedor.

Intarface/Gráficos

hitman desfile 2

Os gráficos são bons, mas talvez um pouco aquém do que eu estava esperando. Abaixo você visualiza algumas screenshots.

Gameplay

hitman_prologue_2

O grau de dificuldade do Beta (Instalações da ICA) é claramente menor que da missão do Capítulo 1: Paris.

O prólogo possui três missões: treino guiado, treino livre e prova final. Treino guiado e livre são o cenário de uma missão simulada que já ocorreu na Austrália, como mencionamos acima.

Seu primeiro contato com o jogo, no treino guiado, é, como o próprio nome já evidencia, um treino, “uma missão guiada”, para que você se familiarize com o game, com os controles, com os clássicos disfarces e esconderijo de corpos, além de te mostrar como eliminar o seu alvo.

No treino livre, você aprende que em Hitman existem várias formas de se matar um alvo e essa chance lhe é dada, então você repete a missão do treino guiado, sem ajuda e elimina o alvo de outra maneira. Aqui alguns desafios já aparecem como, por exemplo, assassinar o alvo com explosivos remotos, afogando-o ou da forma clássica, estrangulando-o. 

Por último, a prova final. Nesta última etapa do prólogo, o mapa é um pouco maior que o iate da missão de treinamento e é a simulação de uma missão ocorrida em 1979 que é, por sinal, um marco entre operações de inteligência. Na prova, você deverá assassinar Jasper Knight. Ao se locomover pelo mapa, você possivelmente encontrará “oportunidades” que o ajudarão a alcançar o seu objetivo. Por exemplo, logo no início você vai ouvir dois técnicos conversando, um ícone vai aparecer na tela avisando sobre a oportunidade e depois você será perguntado se quer segui-la. Essa oportunidade vai te ajudar a sabotar o assento ejetável de Knight, e bem… ele vai passar dessa para uma melhor.

O cenário do Episódio 1: Paris é um pouco maior, mas nem por isso oferece grandes dificuldades. Ao contrário das missões em ICA, aqui você deverá eliminar dois alvos: Viktor Novikov e  Dalia Margolis. Para auxiliá-lo a eliminar o casal diversas oportunidades aparecerão na tela. Em Paris, não esqueça de concluir os desafios, pois uma vez concluídos, eles te forneceram XP para que seu nível de domínio no jogo aumente.

Quando você aumenta seu nível de domínio você desbloqueia alguns benefícios como, por exemplo, começar o jogo em outros locais: disfarçado no leilão, disfarçado como estilista ou começar no sótão, entre outros. Também desbloqueia itens como armas, venenos e locais para contrabandear algum item. Assim que o jogo começa em Paris você só pode planejar sua missão escondendo um item embaixo da escada que Viktor desce. Melhorando seu domínio você pode, por exemplo, deixar um rifle escondido no barracão perto do “Barcaça” que é um dos pontos mais altos do mapa, onde você pode ter uma ótima visão de alguns alvos.

Dificuldade

Hitman 2016

Você pode correr livremente pelos mapas de Hitman sem levantar suspeita, mas evite esses pontinhos brancos (em cima dos personagens e no mapa). Ficar perto de um deles pode te fazer ser considerado suspeito rapidamente.

O game é jogável por qualquer um, mesmo aquele que nunca jogou uma única fase de Hitman. No prólogo ele pode se familiarizar com os controles e métodos de assassinatos, com as oportunidades e com os desafios.

No Episódio 1: Paris, apesar de serem dois alvos em um local amplo, com muitas testemunhas e fortemente seguro, o jogador também não encontrará dificuldade em eliminar o casal.

A dificuldade do jogo consiste apenas em conseguir completar todos os desafios propostos ou em melhorar sua própria estratégia para assassinar seus alvos cada vez de forma mais criativa. Com um tempo explorando o mapa você percebe quais disfarces te dão acesso a quais locais, auxiliando-o a se movimentar pelo cenário a fim de matar os alvos da melhor maneira. Por exemplo, o disfarce de funcionário do palácio te dá acesso a todo o térreo e também o faz andar pela área externa sem levantar suspeitas, o que não ocorreria se você ainda estivesse com o seu traje formal. Mas o funcionário do palácio não anda livremente no segundo andar.

A parte do planejamento, antes do início da partida, também te auxilia a assassinar os alvos de maneira mais rápida, uma vez que lhe fornece a oportunidade de começar o jogo em uma determinada área e de contrabandear algum item útil para sua missão.

Modos de jogo

História

Você tem o clássico modo história começando com treinamento do Agente 47 na ICA (Instalações da ICA) e depois partindo para o Episódio 1: Paris. Lembrando que novos destinos serão adicionados, os já confirmados são: Itália (Sapienza), Marrocos, Tailândia, EUA e Japão

Contratos

Hitman Contratos

Se você estiver cansado de assassinar Dalia e Viktor das mais variadas formas, poderá começar a aceitar alguns contratos e eliminar diferentes alvos. Os contratos são criados por outros jogadores e variam nos requisitos como alvos, quantidade de alvos, obrigatoriedade ou não de disfarces e qual arma deve ser utilizada para cada assassinato.

Você também pode criar contratos. De certa maneira, esses contratos são uma forma de desafiar outros jogadores em relação ao talento homicida de cada um, pois para que você crie um contrato é necessário que você jogue, marque o alvo e elimine-o. Então, é como um desafio para que os demais players realizem a façanha que você conseguiu inicialmente.

Infelizmente, não existe uma forma de ver contatos criados pelos seus amigos, ou alguma maneira de filtrá-los como por quantidade de alvos ou dificuldade, por exemplo. Ser bem-sucedido em uma missão de contrato também não rende XP de domínio e não existe a parte de planejamento nas missões de contrato.

Contratos de Agravamento e de Alvos Elusivos

O jogo também possui missões de “Agravamento” e “Alvos elusivos”.

Os agravamentos servem para desafiar o seu conhecimento do local e forçá-lo a explorar o mapa, indo a lugares que você ainda não foi. Cada missão de Agravamento possui 5 níveis de dificuldade. Esses contratos não estiveram presentes em nenhuma versão anterior de Hitman e servem para oferecer aos jogadores novos desafios.

Os agravamentos não possuem auto-salvamento, não podem ser salvos manualmente e infelizmente não geram XP de domínio. Nos contratos de agravamento não aparecem as já conhecidas “oportunidades”, que servem como uma pista para descobrir um meio de assassinar seus alvos.

Agravamentos - Hitman 2016

Até o momento que essa análise foi escrita temos três missões de agravamento: A Ascensão de Snorrason, onde você deve assassinar Cilas Netzke, disfarçado de soldado soviético e utilizando uma pistola. (Voltei no tempo agora… foi o Sr. Black, com o castiçal, na sala de música.); O Réquiem de Mandelbulb onde você deve se disfarçar de funcionário do palácio e eliminar Michael Charest, um segurança da CICADA, utilizando qualquer arma para este fim. E o terceiro agravamento disponível e o mais interessante: A Perturbação de Holmwood onde você deve eliminar um segurança da CICADA chamado Faustin D’Aoust, utilizando uma arma de fogo e vestido de Mágico Vampiro. Para saber como conseguir o traje mágico vampiro clique aqui.

Hitman Traje Mágico Vampiro - vampire magician disguise

No momento, não temos nenhum alvo elusivo. Os alvos elusivos ficam disponíveis apenas por tempo determinado .

Custo X Benefício

Tendo o Steam como base, o pack inicial do jogo custa 32,99 reais em seu lançamento. São 3 missões do beta e mais uma do Episódio 1, além dos contratos que são basicamente infinitos, das missões de agravamento e dos alvos elusivos. É bastante material para ser explorando dentro do preço padrão de lançamento. O pacote completo (Full Experience) está custando R$ 129,99. 

Para quem for esperar pela mídia física do jogo, a espera será longa. O disco chega apenas em janeiro de 2017.

Rejogabilidade/Duração do jogo

A duração do game depende muito da forma como cada um joga. Eliminar um alvo não demora muito, se você não tem muita prática talvez uma hora, se você for veterano ou já tiver se familiarizado com o mapa bem menos. A questão de Hitman é que você tem várias maneiras de assassinar os alvos e o game te faz querer matar cada hora de uma maneira diferente. Portanto, você vai gastar bem mais de uma hora eliminando diversas vezes os seus targets e de diferentes formas. Além disso, você tem os contratos criados por outros usuários e são dezenas de contratos que, por sua vez, também são rejogáveis. E ainda tem os Agravamentos e Alvos elusivos. Resumindo: a rejogabilidade é para o infinito e além.

Já passei 14 horas em Hitman e ainda estou descobrindo novas formas de alcançar meus objetivos e recentemente descobri que raios é o disfarce traje vampiro mágico. Clique aqui para saber sobre o disfarce mágico vampiro. 

Conclusão

Fã de Hitman? Sim. Jogue.

Não é fã? Jogue também.

Como Hitman é um jogo de ação furtiva é preciso ter paciência e esperar pelo melhor momento para atacar. Mesmo assim é indicado até mesmo para os mais impacientes, pois conquista o jogador pela criatividade e variedade de formas disponíveis para eliminar seus alvos.

Talvez eu veja possibilidades onde os outros veem limitações. Não é isso que um agente de suporte faz, senhor?

Hitman (2016) - Episódio 1: Paris

R$ 32,99
Hitman (2016) - Episódio 1: Paris
7.64

Jogabilidade

9/10

    Gráficos

    7/10

      História

      9/10

        Áudio/Soundtrack

        5/10

          Rejogabilidade

          9/10

            Pros

            • Legendado em português.
            • Franquia Hitman.
            • Diversas formas de assassinato, inclusive interagindo com o cenário.
            • Lançamento de forma episódica permitindo mais tempo para explorar o game.

            Cons

            • Necessidade de estar conectado para jogar os agravamentos.

            Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.

            Comentários

            Mais de Games

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top