Connect with us

Android

Game Review: “Plague Inc” (iOS/Android)

plague logo review

Quase todos já vimos um filme, série ou livro que conta a estória do desespero da humanidade quando acometida por alguma ameaça biológica letal e devastadora. Na quase totalidade das vezes, vemos o lado dos sobreviventes. No jogo para iOS e Android “Plague Inc.”, o cenário também é a contaminação de humanos por alguma doença desconhecida, mas no caso você assume o papel de ‘bandido’ e seu objetivo é desenvolver a doença de modo a matar todos (sim, todos, mais sobre isto a frente) os humanos antes que eles consigam desenvolver uma cura para sua praga.

Categoria

Plague Inc. é claramente um jogo de estratégia, no qual decisões sobre o que priorizar sendo determinantes para a vitória ou derrota. E essas decisões são muito importantes porque o jogo é muito, muito difícil até se entender os mecanismos que controlam o mundo no game.

plague mapa

Jogabilidade

Basicamente, o jogo é uma espécie de War com RPG, no qual você tenta fazer com que sua praga se espalhe para todas as regiões do mundo, infectando todos os humanos e depois mate a todos, tudo isso antes que eles consigam desenvolver uma cura, algo em que começarão a trabalhar assim que as primeiras mortes ligadas à sua doença forem descobertas.

A repetição do “todos” é intencional. Se um humano sequer sobreviver após sua praga ter matado todos os hospedeiros, a humanidade vence. Parece simples, mas se algumas ilhas, como Groenlândia, Nova Zelândia e Islândia não forem contaminadas até os países começarem a fechar os portos e aeroportos, inicie um novo jogo, pois você perdeu. E especialmente a Groenlândia, que é fria, tem pouca gente e somente possui contato via mar com alguns poucos países nórdicos, é extremamente difícil de se contaminar e é a causa da maioria das minhas derrotas.

Joga-se em um mapa do mundo, dividindo em cerca de 60 países/regiões. O jogo começa com você escolhendo um país ou região na qual quer liberar sua praga.

A partir daí, com algumas variações dependendo do tipo de praga, você ganha pontos de DNA baseados em quantidade de infectados, quantidade de mortos, e agilidade para tocar alguns balões que aparecem durante a jogatina.

Esses pontos de DNA então podem ser utilizados para desenvolver sua praga, e aí vem a grande sacada do jogo: cada praga pode ser desenvolvida em três áreas distintas e você precisa balancear muito bem em qual área investe seus preciosos DNAs. Vejam as áreas:

Transmissão: na qual você deve decidir se quer aumentar a chance de sua praga se espalhar por avião, barco, pombos, criações de gado, mosquitos, ratos ou agulhas. Cada tipo de transmissão afeta uma região do mundo de maneira distinta. Por exemplo, nem todos os países possuem portos e aviões. Algumas regiões isoladas, como a Groenlândia, somente podem ser infectadas por barco ou quando se tem todos os upgrades de transmissão por animais.

Sintomas: aqui você determina quais efeitos sua praga causará aos humanos. Alguns efeitos, como tosse ou espirros, ajudam a aumentar a taxa de infecção, enquanto outros, como paralisia dos órgãos, ajudam a aumentar a taxa de fatalidade da praga. Há alguns que ainda diminuem a produtividade dos humanos, aumentando o prazo para descoberta de uma cura.

Habilidades: nesta parte, cada um dos 8 tipos de praga possui características e ações específicas, que fazem a necessidade de se adotar mais de uma estratégia para bater os 8 níveis nas 3 dificuldades diferentes.

Assim, por exemplo, jogando o nível Fungo, que se espalha mais lentamente, é mais interessante investir primeiro em transmissão e esperar até o mundo estar contaminado antes de partir para aumentar a fatalidade. Já no caso do Vírus, que se espalha e se modifica rapidamente e no qual você precisa gastar DNAs pra manter a praga não letal, a chave é tentar evitar que os humanos consigam descobrir a cura.

Ou seja, se a praga se torna fatal antes de se espalhar, os portos e aeroportos fecharão e você não conseguirá contaminar todo mundo. Se a praga se torna fatal demais, ela pode matar os hospedeiros antes de contaminar a todos. Se você consegue infectar o mundo todo, mas sua doença não é letal o suficiente, a humanidade vai desenvolver a cura antes que seja erradicada.

Dentro de cada área ainda há grande variação. Por exemplo, transmissão por mosquito é mais efetiva em países tropicais, enquanto por agulhas em países pobres e a por ratos em cidades. Pode-se priorizar sintomas mais fatais em países ricos, países frios, países secos e assim vai.

O Plague é um jogo difícil, que me exigiu quase 30 partidas para conseguir passar do nível 3 na dificuldade normal, mas provavelmente é isso que o torna tão interessante. Depois que se descobre “a” estratégia, dá pra ver que o jogo não é injusto e as mecânicas de cada praga podem ser batidas com novas estratégias.

plague sintomas

Conclusão

O Plague Inc. é um excelente jogo de estratégia que pode até ser considerado politicamente incorreto para alguns, mas que pode até ensinar alguma coisa no caminho. O jogo é difícil e exige grande estratégia para balancear a transmissão, os sintomas e habilidades da sua praga para chegar à vitória, o que pode afastar jogadores casuais e atrair os estrategistas mais hardcores.

O jogo custa US$ 0,99 neste momento na App Store e vale cada centavo! Na Google Play, o jogo é gratuito.

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top