Conecte-se conosco
Drogon voltou para a mamãe Dany

CULTURA GEEK

Game of Thrones 5×09 The Dance of Dragons: Tudo se resolve com fogo

Leia o Review de Game of Thrones The Dance of Dragons episódio 5×09, onde tudo se resolveu com fogo. E nem foi só da Mel, teve fogo de dragão baby!

Não é à toa que Game of Thrones é baseada na série de livros intitulada: As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin. A série realmente faz jus a sua fonte, nem tanto nessa temporada, mas ainda assim, está rendendo ótimos momentos.

Se em 5×08 “Hardhome” o gelo predominou (leia nossa análise do episódio 5×08), em 5×09 “The Dance of Dragons” o fogo foi o protagonista.

AVISO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO 5X09 The Dance of Dragons LEIA POR SUA CONTA E RISCO.

O acampamento de Stannis foi atacado silenciosamente por homens de Ramsay que atearam fogo em suas tendas e armas, deixando a tropa de Stannis em desvantagem no extremo frio do norte.

acampamento-stannis-fogo

João das Neves consegue chegar à muralha, e fica com uma cara de quem vai ficar pastando alí, mas Allister Thorne amolece o coração e abre as portas de Castle Black para Jon e os selvagens, mas avisa a Jon que isso vai lhes custar a morte. Só esperando pra ver.

Jon Snow de volta à muralha

Se os selvagens não quebrarem tudo do outro lado da muralha já é um avanço. Espero que eles possam vivem em paz e harmonia e que o menininho (que eu esqueci o nome) que matou a Ygritte não mate o Snow por isso.

Harmonia em Dorne?

Calmaria em dorne

Lá em Dorne o pacífico e sábio Príncipe Doran tenta acalmar os ânimos de Ellaria Sand e entrar em acordo com os Lannisters. Ellaria desafia o príncipe e leva um ultimato, fazendo com que ela mude de serpente da areia para flor do campo num corte de cena. Ela mostrou compaixão por Myrcella e Jaime e jurou lealdade ao príncipe, mas não me convenceu muito, o desejo de vingança por Oberyn ainda é forte nela.

Arya encontra um nome de sua lista

arya-encontra-meryn-trant

Arya, ou melhor dizendo, Lana, se desviou do plano de Jaqen de envenenar o “homem magro” quando viu Meryn Trant, membro da guarda real e protetor dos Lannisters e resolveu segui-lo, mostrando que ainda não está preparada para ser um dos Homens sem rosto.

melisandre

Stannis é realmente determinado no seu propósito de sentar-se no Trono de Ferro e faz o que for necessário para tal, mesmo que isso signifique permitir atear fogo em sua própria filha, a pequena princesa Shireen, que preencheu a cota de mortes trágicas e horripilantes do penúltimo episódio de cada temporada de GoT.

Para quem não lembra, vamos recapitular as mortes horrendas que o fatídico penúltimo episódio trouxe consigo:

  • 1ª Temporada: Ned Stark é decapitado na frente de todos em Porto Real.
  • 2ª Temporada: A batalha da baía de Água Negra e um show de gore, com as cortadas do Cão e Stannis partindo um soldado pela diagonal com sua espada, porque só uma morte foi pouco, tiveram várias. E claro, um espetáculo visual, com o fogovivo.
  • 3ª Temporada: O Cruel e sangrento Casamento Vermelho, insuperável até agora.
  • 4ª Temporada: A batalha do Castelo Negro, selvagens contra os patrulheiros, e a triste morte de Ygritte, a amada de Jon Snow, tristeza total.

Se depois disso tudo, você achava que teria um penúltimo episódio triunfal e feliz, tenho pena de você. Eu achava que estava preparado para a morte que viria, pensei em Jon, Dany (mas sabemos que eles ainda vão ter muito pela frente) e a morte que parecia mais óbvia até ali, Margaery ou até Cersey. Mas nunca imaginei que a pequena Shireen fosse o alvo. A cena doeu em mim, e dói até agora, mesmo sabendo que estamos falando de ficção.

Desejo fortemente que Dany vá até Stannis e alimente Drogon por lá, se é que vocês me entendem.

Game of Thrones The Dance of Dragons

Drogon voltou para a mamãe Dany

Drogon voltou para a mamãe Dany

E por falar nele, o dragão RBD da mamãe Targaryen voltou, para nossa alegria e para o mimimi de fãs do Smaug.

Daenerys estava nas arenas de Meereen assistindo as lutas dos ex-escravos que lutam até morrer por ela, quando um gladiador misterioso, novamente, Sor Jorah, o Teimoso (como eu já tinha dito na análise anterior), voltou a lutar na frente de sua khaleesi para novamente implorar seu perdão.

Quando ele está praticamente derrotado, e tecnicamente morto, é salvo, lógico que por outro lutador que tentará matá-lo para vencer na arena.sor-jorah

Nessa hora, quase Dany para tudo para salva-lo. Mas como eu disse, ele escapou, conseguiu vencer o último oponente da arena e ainda salvar sua amada rainha de um filho da Harpia.

Esse cara luta muito

Esse cara luta muito

Se tem um cara que eu gosto de ver em ação, é ele, esse cara luta muito, salva a khaleesi sempre que precisa e ainda é leal. Tira ele da Friendzone Dany. O Daario com ciumes nem prestou atenção no perigo em volta.

filho-da-harpia

Onde esses FDH estavam escondidos?

Os Filhos da Harpia começaram a brotar do chão e a matança foi grande, morreram civis, homens, mulheres, crianças, idosos, imaculados, ninguém escapou. Foi um verdadeiro banho de sangue na arena. Mas Daario Jorah lutaram bravamente, como nos velhos tempos, para proteger Dany e até nosso querido anão Tyrion salvou Missandei de um mascarado o apunhalando pelas costas.

Quando todos estavam encurralados no meio da arena, Dany fecha os olhos e espera pelo pior, já que estão cercados por centenas de filhos da Harpia, quando surge Drogon, como deus ex machina, para proteger sua mamãe. Se Dany de olhos fechados tivesse chamado por ele, ou sussurrado algo em Alto Valiriano, a sua chegada teria se tornado mais crível, algo como o chamado de sua mãe, mas isso não tirou o brilho da cena de maneira alguma. Só achei um plot inesperado para resolver tal situação. Totalmente deus ex machina.

game of thrones the dance of dragons

Apesar de muita gente estar reclamado: “mimimi olha o fogo do dragão como é pequeno”, “mimimi como ele é indefeso”, “ele é o maior dos três e ainda assim não mete medo”. Gente, o menino ainda é um dragãozinho adolescente rebelde, que fugiu de casa e agora está de volta. Ele ainda não atingiu a idade adulta, portanto, esperem mais algumas temporadas para ver o real poder de Drogon.

Ele chegou arregaçando com os FDHs e tacando fogo em quem estava importunando sua mamãe, foi uma ótima cena, apesar dele ter parecido mais fraco que na cena que Dany manda um Dracarys no dono dos Imaculados, quando Drogon ainda é um bebê, praticamente.

Mas para mim, o que foi apresentado foi bem convincente, apesar de achar que ele morreria com algumas lanças que lançaram nele e de achar que o pavor ao vê-lo foi pouco, ou que realmente os Filhos da Harpia são uns fanáticos que não arredam o pé por nada. Deu pena do dragão.

game of thrones the dance of dragons

Por fim, Dany monta em Drogon e ordena a ele que voe, e ela consegue fugir da arena deixando todos impressionados e Tyrion fica pasmo sem acreditar no que vê. Eu esperava um pouquinho mais, pelo menos um Dracarys ali na arena pra firmar realmente a relação entre Dany e seu Dragão. Vamos esperar pelo último episódio.

Você gosta de Game of Thrones? Deixe seu comentário sobre o que achou desse episódio, e nos vemos na season finale!

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top