Conecte-se conosco
smt-GmailSpam-P1

Google

Gmail anuncia novos recursos para o combate ao spam

Gmail anuncia novos recursos para o combate ao spam. Tecnologias de inteligência artificial como Redes Neurais Artificiais, deixarão filtros mais eficientes

Gmail-SpamFree

O Google anunciou uma série de melhorias para filtragem de spam do Gmail. O anúncio foi feito em uma postagem no blog da empresa na última quinta-feira (10). As novas medidas incluem a aplicação das tecnologias de inteligência artificial, como as Redes Neurais Artificiais, que fazem com que os filtros fiquem mais inteligentes.

Em linhas gerais as Redes Neurais Artificiais são modelos computacionais inspirados no sistema nervoso central dos animais (em particular o cérebro) que são capazes de realizar o aprendizado de máquina bem como o reconhecimento de padrões. O Google já usa essa tecnologia na busca de imagens, em serviços como o Reverse image search (pesquisa de imagem inversa) ou na criação de efeitos lisérgicos do Deep Dream (confira nossa matéria sobre o “robô sonhador” do Google).

redes-neurais

Imagens criadas pelo “Deep Dream” que utilizam a tecnologia de redes neurais

No Gmail, essa tecnologia será utilizada para filtrar os chamados “golpes de phishing“, fraude que tem como principal objetivo “pescar” informações e dados pessoais importantes, através de mensagens falsas de e-mail, SMS ou por meio de redes sociais. Através desse método, criminosos conseguem nomes e senhas de usuários e, às vezes, até mesmo dados de contas bancárias e cartões de crédito.

Aquilo que é considerado spam varia de pessoa para pessoa, de modo que as redes neurais ajudarão o serviço se ajustar a cada usuário ao longo do tempo, aprendendo quais e-mails desejam receber em suas caixas de entrada, ainda que seja de listas e ofertas, o que para muitas pessoas é considerado spam.

smt-GmailSpam-Postmaster

O Google também está lançando outra ferramentas para o Gmail chamada Postmaster. O recurso permitirá que o remetente tenha acesso a um painel com uma série de informações, como a quantidade de usuários que marcaram o e-mail enviado como spam e um relatório com erros de entrega.

Em 2012, o Gmail afirmou que seus filtros deixavam passar 1% das mensagens consideradas como spam. Agora, segundo o Google, o sistema só permite 0,1% de spam, com apenas 0,05% de e-mails sendo indevidamente direcionados para o lixo eletrônico. Com os novos recursos, a empresa acredita que pode melhorar ainda mais esses números.

Uma bela novidade para que não precisa de ter mais e-mails na sua caixa de entrada, não acham?

Via mashable

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Google

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top