Conecte-se conosco
goggles_landmark

Goggles – Novo sistema de busca baseado em imagens do Google

O Google anunciou no início desta semana um novo serviço de buscas chamado Goggles. O mecanismo, exclusivo para celular, permite que os usuários façam pesquisas na web por meio de fotografias produzidas com o auxílio de um aparelho móvel…

goggles_landmark

O Google anunciou no início desta semana um novo serviço de buscas chamado Goggles. O mecanismo, exclusivo para celular, permite que os usuários façam pesquisas na web por meio de fotografias produzidas com o auxílio de um aparelho móvel.

A infra-estrutura do sistema, baseada em um banco de dados com bilhões de imagens, analisa e reconhece a fotografia pesquisada. Segundo Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, o mecanismo pode reconhecer capas de livros, CDs, lugares, pontos turísticos e logotipos.

Nosso objetivo é reconhecer qualquer imagem“, disse Gundotra. “O Goggle representa nossos primeiros esforços no campo da computação visual. Você pode tirar fotos de qualquer coisa e utilizar essa imagem para fazer uma pergunta“, completou o engenheiro.

De acordo com os desenvolvedores, o Google Goggles trabalha muito bem com certos tipos de imagens – ainda não funciona perfeitamente com todas. A nova ferramenta foi anunciada junto do sistema de buscas em tempo real, divulgado durante um evento realizado no Museu da História do Computador, na Califórnia, EUA.

Gundotra demonstrou um exemplo de como o serviço funciona por meio de uma foto tirada do templo de Itsukushima, uma importante referência turística do Japão, capaz de ser reconhecida pelo sistema mesmo que o mecanismo não leia informações no idioma japonês.

Embora a novidade do Google seja capaz de reconhecer faces, essa opção não foi disponibilizada ao público. Por questões de segurança, a empresa decidiu não permitir buscas baseadas na tecnologia de reconhecimento facial.

Fonte: Veja

Mais informações: http://www.google.com/mobile/goggles/#landmark

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top