Conecte-se conosco
Cristo Redentor, maior ícone do Rio de Janeiro

Aplicativos

Google apresenta o Cristo Redentor e a arte do Rio para o mundo

O Google, através do Instituto Cultural do Google, apresenta o Cristo Redentor e as artes do Rio de Janeiro para o mundo em um app

Cristo Redentor, maior ícone do Rio de Janeiro

Apenas algumas semanas dos Jogos Olímpicos 2016, as atenções do mundo estão voltadas para o Rio de Janeiro, e o Google não poderia fazer diferente. O gigante das buscas apresenta e convida internautas a descobrirem a história do Cristo Redentor, um dos monumentos mais emblemático da cidade.

Conhecido por ser um dos marcos históricos mais famosos do mundo, agora, ele pode ser descoberto de uma forma totalmente nova. Na página do Google você pode conhecer a história do monumento, desde os primeiros rascunhos idealizados pelo artista Paul Landowski, Polonês radicado na França, à imagens impressionantes de sua construção e finalização.

Estrutura interna do Cristo Redentor vista de face

Estrutura interna do Cristo vista de face

Além de conhecer a história por trás de monumentos históricos do Rio, você pode fazer um “Tour Virtual” com Google Street View em lugares icônicos como a Escadaria Selarón, conhecida por ser coberta com um mosaico de azulejos.

No site você também verá a famosa obra de Thomaz Farkas, fotografando o Cristo Redentor à noite e aprender sobre como era o Morro do Corcovado antes do Cristo.

Para esta ocasião, o Google conta com a parceria do Instituto Moreira Salles para trazer pela primeira vez, online, uma coleção de nove fotografias históricas, incluindo a vista aérea da construção do Cristo Redentor, datada de 1906, e a missa de inauguração da estátua, em 1931, com a presença do Presidente do Brasil.

A exposição digital conta a história da origem do monumento, considerado um grande marco na engenharia civil brasileira do século 20, encabeçado pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva, e da relação entre o monumento e seus arredores, mostrando perspectivas inéditas do território do Corcovado antes e depois da construção.

A exposição está aberta a todos através internet e também pelo aplicativo Google Arts & Culture, disponível para os sistemas iOS e Android.

O que é o Instituto Cultural do Google?

O Instituto Cultural do Google (g.co/riodejaneiro)  é uma espécie de museu virtual que é fruto da parceria entre o Google e diversas instituições ao redor do mundo, que estão colocando tesouros culturais da humanidade ao alcance de todos, com ajuda da tecnologia.

Ele desenvolve ferramentas para ajudar as instituições culturais a darem acesso à cultura, preservar nosso patrimônio e democratizar o acervo de obras, fotografias históricas e fatos sobre monumentos e lugares importantes culturalmente.

O instituto já fez parcerias com mais de 1000 instituições de 70 países, criando uma plataforma para mais de 200 mil obras de arte e um total de 6 milhões de fotos, vídeos, manuscritos e outros documentos de arte, cultura e história.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top