Conecte-se conosco
New Nexus 7 Android 4.3

Android

Google apresenta o Android 4.3, novo Nexus 7, ChromeCast e outras novidades

Sob o comando de Sundar Pichai, o Google apresentou hoje (24) a nova versão do sistema Android (4.3), uma nova versão para o tablet Nexus 7 (produzido em parceria com a Asus), diversos apps atualizados e outras novidades. Veja…

goonexjuly2013

Sob o comando de Sundar Pichai, o Google apresentou hoje (24) a nova versão do sistema Android (4.3), uma nova versão para o tablet Nexus 7 (produzido em parceria com a Asus) e outras novidades:

Novo Nexus 7:

New Nexus 7 Android 4.3

Ainda fabricado pela Asus, o tablet Nexus 7 teve as bordas laterais reduzidas (similar ao iPad Mini) e ganhou uma câmera traseira de 5MP. A câmera frontal agora te 1.2MP e o processador passará a ser o Qualcomm Snapdragon S4 Pro com de 1.5 GHz, com processador gráfico quad-core Adreno 320.

O tamanho do display permanece inalterado: 7 polegadas. Mas a resolução passou de 1280×800 pixels para 1920×1200 pixels (323 ppi, superior à densidade de pixels da tela Retina dos iPads), com um painel IPS LCD.

Google Nexus 7 II Android 4.3

A memória RAM do aparelho passa a ser de 2GB DDR3, sendo que o modelo será vendido com duas opções de armazenamento: 16GB e 32GB.

O tablet tem também dois alto-falantes com surround virtual Fraunhofer. Ele é dual-band Wi-Fi (802.11 a/b/g/n), tem Bluetooth 4.0 e possui suporte às redes 4G/LTE. Tem saída HDMI, NFC e suporte a carregadores sem fio. A duração da bateria é de 9 a 10 horas de uso. E, sim, ele já virá de fábrica com a versão 4.3 do sistema Android. Veja abaixo o hands-on do aparelho (via AndroidCentral):

O Novo Nexus 7 será vendido nos Estados Unidos por 230 dólares (versão 16GB) e 270 dólares (versão 32GB), nas cores preto e prata. Os próximos países a recebê-lo serão o Reino Unido, Japão, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Austrália e Coréia do Sul. Espera-se que o Brasil e outros países sejam adicionados à esta lista nas próximas semanas.

Android 4.3

Android 4.3

A nova versão do sistema Android (4.3) chega com diversas novidades, mas sem qualquer mudança visual que mereça destaque.

Uma delas é a possibilidade de criação de “perfis restritos”. Noutras palavras, donos do tablet poderão criar diferentes perfis para cada usuário, onde é possível definir as permissões específicas de acesso a apps.

Outra novidade é a inclusão do Bluetooth Smart, versão mais eficiente e que utiliza menos recursos da bateria do dispositivo. A utilização deste ajudará em sensores focados em atividades de exercícios físicos.

O Android 4.3 passa a oferecer suporte ao OpenGL ES 3.0, sendo o primeiro sistema mobile a adotá-lo. Segundo Hugo Barra, com ele os jogos ficam mais fluidos e trabalham melhor com a iluminação e com as bibliotecas gráficas. Além disso, o OpenGL ES 3.0 permite a renderização em tempo real nativa na tela do novo Nexus 7, com resolução acima da Full HD.

O site PocketNow já fez uma análise do novo sistema rodando num smartphone Nexus 4. Veja abaixo:

Os desenvolvedores foram lembrados pelo Google, que agora introduz APIs para o DRM, permitindo encriptação de vídeo baseada em hardware, por exemplo. A Netflix é uma das desenvolvedoras que usufruirá dessa novidade, além de passar a oferecer seus vídeos em Full HD no Android 4.3.

O Android 4.3 chegará ainda hoje aos gadgets da linha Nexus (Nexus 4, Nexus 7, Nexus 10 e Galaxy Nexus). Versões Google Play Edition do Galaxy S4 e HTC One deverão receber a atualização em breve.

Os arquivos de instalação (Nexus Factory Images) já estão disponíveis neste link.

Mudanças em Apps:

Google Play for Tablets:

play_for_tablets

A loja de aplicativos do Google ganha uma versão distinta para tablets, facilitando a vida de quem quer encontrar apps específicos para telas maiores.

Google Drive:

novo_gdrive

O app do serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, o Google Drive, ganhou um novo layout que facilita a navegação.

Google Chrome Mobile:

A navegador Google Chrome para o Android muda para a tela cheia quando você usa o scroll com o dedo. Outra novidade é o recurso de tradução em tempo real de páginas da web, demonstrado com o site “A Folha de São Paulo”, traduzido automaticamente para o inglês.

Google Maps:

maps_explore02 maps_explore

Além das mudanças apresentadas recentemente para o Google Maps, agora você pode votar e fazer análises de estabelecimentos, adicionar fotos, compartilhar, etc.

Hangouts:

hangouts

As vídeo-conferências estão ainda mais completas no Hangouts, que agora permite visualizar edições de planilhas do Google Drive “ao vivo”.

Google Play Books:

A loja de livros do Google fornecerá também livros didáticos, com a confirmação da participação de diversas novas editoras. Além da compra, será possível “alugar” livros, pelo prazo de 6 meses.

Google Play Games:

google_play_game_services

O serviço Google Play Games, apresentado na Google I/O 2013, ganha agora um novo hub através de um app separado da loja principal. Nele, jogadores poderão ver todas as conquistas, leaderboards e amigos que estão jogando o mesmo jogo. A integração ganha informações dos perfis dos jogadores no Google+. O novo app será lançado ainda hoje na Play Store. 

Para fazer o download, clique aqui.

Chromecast

Chromecast

Um novo gadget para ser conectado às TVs com suporte para entrada HDMI foi apresentado pelo Google. Ele é similar a um “pendrive” e possui uma versão simplificada do sistema operacional Chrome OS.

chromecast1

Ao acessar o navegador Google Chrome do seu smartphone, tablet ou notebook, basta clicar em um novo botão que fará essa transmissão da tela para o Chromecast, que automaticamente exibirá o conteúdo da nuvem na televisão. Em outras palavras, este é um dispositivo que se comunica com seus celulares, tablets e computadores para receber e transmitir vídeos na televisão.

Chromecast 2

Na apresentação foi usado um Nexus 7 para acessar o aplicativo do YouTube e  visualizar vídeos na tela da TV. O apresentador apenas escolhe o Chromecast presente no ambiente e começa a transmitir o vídeo para a televisão. Apps como o Google Music, Netflix e Pandora também são suportados.

Uma vantagem para essa solução apresentada pelo Google é que você pode fazer novas pesquisas e escolher outros vídeos e playlists sem interromper o vídeo que está sendo reproduzido na tela. E o acessos não é restrito aos dispositivos com Android. iPhones e iPads com o Google Chrome também poderão acessar o Chromecast.

O preço deste novo gadget? Apenas 35 dolares.

Para acompanhar o evento na íntegra, veja a página do Google no YouTube.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top