Conecte-se conosco
materialdesign_introduction

Google

Google cria framework para levar o Material Design para as páginas Web

Material Design Lite é o framework do Google para ajudar desenvolvedores a criar sites seguindo as diretrizes de design do Material Design, padrão da companhia em seus produtos

blog

Visando propagar o Material Design aos quatro cantos do mundo, o Google lançou recentemente um framework para ajudar desenvolvedores a criarem sites seguindo as diretrizes da linguagem visual criada e introduzida como padrão a partir do Android 5.0 Lollipop para aplicativos e todo o sistema operacional.

Esses são alguns dos componentes disponíveis no MDL

Esses são alguns dos componentes disponíveis no MDL

Um framework é uma biblioteca de códigos que une funcionalidades em comum a várias aplicações, como modelos de botões, menus, cards, tipografia e facilita o uso desses componentes com uma simples inserção de código, facilitando a reutilização e eliminando a necessidade de desenvolver componentes “do zero”. Para os mais familiarizados, o MDL, como está sendo chamado, é uma espécie de Bootstrap – famoso framework criado pela equipe do Twitter e usado em diversos sites – do Google.

O site que ajuda a escolher seu Android já havia sido criado com o MDL

O site que ajuda a escolher seu Android já havia sido criado com o MDL

O MDL pode ser ter suas cores principais customizadas e ser baixado nesse link e o nome Lite faz alusão ao seu tamanho, apenas 27 kb na versão compacta, que inclui apenas os arquivos HTML, JS e CSS, como também pode ser totalmente customizado através do GitHub, podendo indicar erros, sugerir melhorias ou simplesmente fazer o download e começar a desenvolver algum projeto. Ele é compatível com a maioria dos navegadores, como o IE9, Chrome, Opera, Safari e Firefox.

icons-library

Vale lembrar que já existia uma iniciativa similar, o Materialize, criado por 4 estudantes e que tem uma biblioteca de componentes extensa e grande ajuda da comunidade de desenvolvedores.

Espero que esse projeto do Google possa incentivar os desenvolvedores web a adotarem o Material Design em seus projetos, pois particularmente, acho um visual bem elegante e moderno. E você quer ver mais sites por ai usando MDL?

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Google

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top