Conecte-se conosco
Google Projeto Ara smartphone modular (5)

Android

Google divulga vídeo com o Spiral 1, protótipo do Projeto Ara

No vídeo lançado nesta semana pode ser visto o funcionamento do primeiro protótipo de smartphone modular do Projeto Ara, chamado Spiral 1, rodando o sistema Android…

Google Projeto Ara smartphone modular (1)

O Google apresentou na última semana um vídeo que dá mais informações sobre uma de suas mais inovadoras empreitadas: o Projeto Ara.

A proposta é criar um smartphone modular, que pode ser atualizado “por partes”, similar ao que ocorria com os desktops tradicionais. Ao invés de substituir o aparelho por completo, um usuário que quer tirar fotos com mais qualidade poderia trocar apenas o “módulo” da câmera por outro com sensor e lente mais poderosos. Da mesma forma, pode optar por substituir um módulo não tão utilizado por outro que aumente a bateria total do smartphone. Interessante, não?

O primeiro protótipo já foi lançado e mostra que a proposta é sim muito interessante e viável. Ainda existem dificuldades, como a definição da forma mais segura de conectar os módulos e a redução do tamanho das peças, mas o time de desenvolvimento do Projeto Ara é rápido em apresentar soluções criativas.

No vídeo lançado nesta semana pode ser visto o funcionamento do primeiro protótipo, chamado Spiral 1, rodando o sistema Android. Veja:

Até o começo do ano a empresa espera que já seja possível apresentar a segunda versão do protótipo, em tempo para os desenvolvedores presentes na CES 2015.

Segundo afirma Arian, um dos criadores do projeto, 100 protótipos serão distribuídos para desenvolvedores durante o evento. Também, espera-se que a próxima versão – Spiral 2 – os desenvolvedores terão a oportunidade de trabalhar também com os módulos.

Ainda é cedo para dizer se o Projeto Ara será bem-sucedido. Mas, caso supere os primeiros obstáculos, ele tem potencial para mudar a forma com que tratamos nosso smartphones.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top