Conecte-se conosco
1ef044b7-7477-43ce-a7b1-9c96d59a32fa-1413405530773

Ciência e Tecnologia

Google financiará novo cabo de fibra óptica submarino entre Brasil e EUA

Google Financiará novo cabo de fibra óptica submarino entre Brasil e EUA, acelerando a velocidade da internet e garantindo controle sobre o seu uso.

1ef044b7-7477-43ce-a7b1-9c96d59a32fa-1413405530773

Esta semana, a gigante da pesquisa na internet anunciou que financiará um novo cabo de fibra óptica submarino entre o Brasil e os Estados Unidos, garantindo o bom funcionamento da internet em nosso país. O projeto, que custará 60 milhões de dólares, será capaz de suportar até 64 terabytes de dados por segundo e está previsto para ser completado até o final de 2016. A empreitada é a segunda do tipo a ser realizada pelo Google neste ano.

brazil eua estados unidos cabo cable united states google

O novo cabo será composto por 6 pares de fibras que passarão pelas cidades de Santos e Fortaleza, no Brasil, para ao final, seguirem para Boca Raton, na Flórida. A vantagem ao se possuir um cabo submarino próprio, afirma o vice-presidente do setor de pesquisa da companhia Telegeography, Tim Stronge, está na exclusividade de uso e controle total sobre sua administração. Assim a companhia não precisa disputar a banda com outras companhias nem corre o risco de ficar refém de decisões políticas arbitrárias.

Para nós usuários, haverá melhora na velocidade, porém esta não será particularmente notável, na ordem de uma centena de milissegundos em geral. O cabo, ainda sem nome, será o  do gênero a conectar o Brasil com os EUA. Outros 2 cabos, um deles financiado pela Microsoft, também entrarão em funcionamento no mesmo trajeto, somando assim um total de 5 cabos nos próximos anos. Abaixo, você vê uma representação do diagrama dos cabos existentes no mundo, até meados de 2013:

Submarine-Cable-Map-1024x737

Clique para ver o mapa interativo de cabos submarinos.

Fonte: Telegeography.

 

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top