Conecte-se conosco
Google firma parceria para produzir lentes de contato eletrônicas

Ciência e Tecnologia

Google firma parceria para produzir lentes de contato eletrônicas

Nesta manhã (15), o Google e a Novartis anunciaram um acordo de parceria para produzir lentes de contato inteligentes, com sensores que analisarão fluidos lacrimais…

Google firma parceria para produzir lentes de contato eletrônicas

Nesta manhã (15), o Google e a Novartis anunciaram um acordo de parceria inusitado. As empresas pretendem produzir lentes de contato inteligentes, com sensores que analisarão fluidos lacrimais para fornecer medições constantes dos níveis de glicose no sangue da pessoa.

A ideia é desenvolver um produto para ajudar diabéticos a controlar a doença com mais facilidade. O experimento é fruto bem sucedido do Google X, divisão de projetos especiais da empresa focada na criação de produtos inovadores. A Novartis já licenciou a tecnologia e a transformará em um produto comercial através da subsidiária de atendimento oftalmológico Alcon.

Os sensores inseridos nas lentes não são invasivos, ou seja, não penetram no globo ocular, e conseguem enviar os dados coletados a um dispositivo móvel ou computador por meio de conexões sem fio.

O co-fundador do Google, Sergey Brin, disse que a empresa está “muito animada em trabalhar com a Novartis no uso da mais recente tecnologia de miniaturização de eletrônicos para ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.”

Além dos potenciais benefícios para quem sofre de diabetes, a Novartis também vê potencial neste tipo de tecnologia para ajudar a “restaurar o foco visual natural do olho” por meio de aplicações mais avançadas como a implantação de lentes diretamente no olho.

O acordo de hoje não altera os planos de longo prazo do Google que pretende criar outras funcionalidades e usos para as lentes inteligentes.

Fonte: The Verge.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top