Conecte-se conosco
smt-works-with-google-cardboard-1

Google

Google intensifica programa de compatibilidade da plataforma do Cardboard VR

Google quer maior compatibilidade da plataforma do Cardboard VR. Projeto com prefeitura de Montain View quer integrar usuários e desenvolvedores de headsets

smt-works-with-google-cardboard-1

O Google quer todos os aplicativos desenvolvidos para o seu Cardboard VR funcionando corretamente em todas as versões de qualquer um de dos diversos dispositivos criados a partir dele. Isso é mais difícil do que parece, pois como o headset é um open-source, uma infinidade de empresas e usuários independentes estão desenvolvendo dispositivos semelhantes para usar com a plataforma.

Para tentar garantir o controle da situação, Mountain View (cidade californiana onde o Google está sediado) lançou o projeto “Works with Google Cardboard“, que permite com que fabricantes de headsets possam submeter seus projetos e testar sua compatibilidade com aplicativos feito para o Cardboard VR.

smt-Google_Campus,_Mountain_View,_CA

Foto aérea do Complexo do Google em Mountain View (Califórnia)

Independente do material utilizado (seja metal, plástico ou papelão) e das dimensões (contanto que se ajuste a visão), os protótipos que forem compatíveis recebem um código QR (QR code) que funciona como um certificado virtual e adapta o dispositivo para a plataforma. Dessa maneira, uma vez que o usuário digitalize o código QR utilizando o aplicativo de compatibilidade do Google, todos os aplicativos projetados para Cardboard VR serão otimizado para as características do dispositivo em uso.

Desenvolvedores que comercializam headsets também poderão aplicar uma espécie de crachá de certificação, indicando que seu design é compatível com aplicativos e jogos desenvolvidos para a plataforma do Google. A prefeitura de Mountain View chegou a montar uma loja onde as pessoas podem obter dispositivos certificados com o “Works with Cardboard“.

smt-google-works-with-cardboard-vr-headset-virtual-reality

Exemplos de headsets compatíveis com a plataforma do Google Cardboard VR

Em relação a aplicativos, o Google também lançou um novo conjunto de diretrizes de design para desenvolvedores, que incidem principalmente sobre como tornar suas criações compatíveis. Além disso, a empresa lançou atualizado Cardboard SDK para Android e Unity com melhor monitoramento de cabeça e correção de drifts.

Por outro lado, será possível encontrar aplicativos compatíveis com maior facilidade, graças às novas experiências dos usuários com músicas, vídeos e jogos utilizando o Cardboard VR. Novas atualizações devem chegar em breve, já que uma equipe da Escola de Engenharia da Universidade de Trinity de Dublin (IRL) acaba de entrar para a divisão de desenvolvimento do Cardboard VR, trazendo sua tecnologia de som surround ambisonic com eles. O Google diz que pretende usar essa tecnologia para trazer “áudio imersivo para o VR” no futuro.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Google

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top