Connect with us

EMPRESAS

Google irá adivinhar doenças a partir de sintomas

Novo algorítimo vai permitir que o Google analise os sintomas descritos pelos usuários e forneça uma lista de possíveis doenças

smt-GoogleMed-P2

Novo algorítimo vai permitir que o Google analise os sintomas descritos pelos usuários e forneça uma lista de possíveis doenças.

Já tem algum tempo que muitas pessoas buscam informações sobre doenças e tratamentos médicos na internet. Por mais que a prática não seja recomendada, os engenheiros de Mountain View preferiram não ignorar a prática. Um novo algorítimo incorporado em seu sistema de busca vai permitir que o Google analise os sintomas descritos pelos usuários e forneça uma lista de possíveis doenças que eles possam indicar. 

Na prática, trata-se de uma inversão de como as pesquisas funcionavam até agora. O método tradicional os usuários buscavam por doenças específicas e a partir dessa informação eram exibidos os possíveis sintomas. A partir de agora, se um usuário procurar por “dor em um lado da cabeça”, por exemplo, o Google mostrará as condições relacionadas, como dor de cabeça (óbvio), gripe, sinusite, enxaqueca, ou problemas mais graves como cefaleias agudas.

smt-GoogleMed-capa

Por enquanto, o novo sistema de buscas do Google só está disponível apenas nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, a ferramenta visa reduzir a ansiedade do usuário que acordou com uma dor de cabeça que não passa de jeito nenhum e quer saber se ele precisa procurar um médico. Em vez de procurar em fóruns de medicina com termos que ninguém conhece, o Google pretende entregar uma lista de doenças compatíveis com os sintomas mais comuns para, de acordo com a gravidade, “incentivar uma consulta a um médico“.

Para reforçar a seguridade das informações, o Google analisou quais são os sintomas mais procurados e se reuniu com uma equipe de médicos da Harvard Medical School (Faculdade de Medicina de Harvard) e da Clínica Mayo, um dos principais hospitais dos EUA. Por enquanto, a ferramenta só está disponível em inglês e para usuários estadunidenses, mas a empresa promete disponibilizar a ferramenta para mais localidades em breve.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top