Conecte-se conosco
1556-google-i-o

Android

Google lança novidades em aplicativos para iOS e Android

O Google sempre surpreende. No Google I/O, evento anual da empresa que acabou de acontecer, foram apresentados o Nexus 7 (tablet), o Nexus Q (central multimídia) e o Jelly Bean (atualização 4.1 do sistema Android). Durante a conferência de desenvolvedores, muitas das novidades para dispositivos móveis, anunciadas lá ou anteriormente, foram liberadas para o usuário de smartphones e tablets. Mas, nada tão marcante quanto as alterações no Google+, Chrome, Maps, Earth e Google Drive e Analytics. Veja…

Google sempre surpreende. No Google I/O, evento anual da empresa que acabou de acontecer, foram apresentados o Nexus 7 (tablet), o Nexus Q (central multimídia) e o Jelly Bean (atualização 4.1 do sistema Android). Durante a conferência de desenvolvedores, muitas das novidades para dispositivos móveis, anunciadas lá ou anteriormente, foram liberadas para o usuário de smartphones e tablets. Mas, nada tão marcante quanto as alterações no Google+, Chrome, Maps, Earth e Google Drive Analytics. Veja a seguir:

Google+:

A rede social do Google finalmente ganhou suporte para tablets Android e, em breve, para o iPad. O app recebeu uma remodelada semelhante à que aconteceu há algum tempo na versão para a web. Além disso, melhorias no Hangout (app de vídeo-conferência) e a tentativa de tornar seus Eventos mais integrados à rede. Como? Com uma série de truques para usar antes, durante e depois da festa ou encontro.

Você cria o convite no Google+, que está integrado ao Google  Calendar, escolhe quem vai convidar – mesmo quem não está na rede – e pronto! Existe até um “Modo Festa” onde você usa um smartphone com Google+ e as fotos que você tirar do evento vão direto para a rede social. O modo festa se desliga automaticamente quando o evento acaba (e é fácil desativá-lo de forma manual).

Google Chrome:

O navegador de internet mais usado do mundo merece dois destaques: seu lançamento para o iPhone e iPad e uma nova atualização no Android, tornando-o mais rápido e estável. O Google Chrome saiu, inclusive, do modo beta.

Para quem não conhece, o Chrome é o navegador desenvolvido pela gigante de buscas e está disponível para WindowsMacLinuxAndroid e, agora, iOS. No Android, ele está disponível para aparelhos com Ice Cream Sandwich (Android 4.0) ou superior. Lembrando, diferente do browser padrão no Android, ele não tem suporte para o Flash da Adobe. No iOS, ele aparenta ser um pouco mais lento que no Android.

Google Maps:

Para o Google Maps, finalmente a atualização anunciada no início do mês foi disponibilizada. As novidades incluem mapas 3Dnavegação melhorada e a possibilidade de baixar os mapas para seu celular, incluindo o Street View. Exclusivos para o Android, os novos recursos do Google Maps vieram em resposta à adoção de um outro sistema de mapas no iOS 6 (para iPhones e iPads). Por enquanto, o Brasil ficou de fora dessa.

Google Earth

A novidade foi anunciada no início do mês, junto com a atualização do Google Maps, e faz parte dos anúncios do Google para seu sistema de mapas. Agora, o Google Earth para smartphones e tablets é “Full 3D”. Isso quer dizer que a experiência 3D será completa.

Para tanto, será adotada uma ”tecnologia automatizada para extrair 3D a partir de imagens aéreas”. Já vimos que o efeito é impressionante, com cada edifício modelado completamente com o uso da nova tecnologia.

Google Drive (antigo Google Docs):

Liberado esta semana para iOS, ele trouxe uma novidade muito legal: a edição de documentos offline. Em outras palavras, significa que você poderá agora trabalhar seus documentos e planilhas sem necessidade de estar conectado à internet.

O Google Drive foi lançado este ano, substituindo o antigo Google Docs. Cada conta possui, gratuitamente, 5GB de espaço para armazenamento. Alguns formatos como documentos, planilhas e apresentações podiam já ser editadas online. Agora, não é mais preciso conexão de dados para criar um novo documento, resultado, possivelmente, da compra do app QuickOffice pelo Google há um pouco mais de um mês. Para o pessoal do iOS, o app do Google Drive foi finalmente lançado.

Google Analytics:

Por fim, o meu favorito: o Google Analytics. Quem necessita acompanhar os dados de um site ou aplicativo e usa o  serviço para verificar informações como visitas, rejeição e tempo de acesso, por exemplo, não possuía uma experiência móvel muito boa e o motivo era simples: não existia um app oficial.

Esta semana, o Google liberou o novo Analytics para Android. Por enquanto, ele é exclusivo para o robô verde, com versões para tablets e smartphones, tão completo quanto o site na web. Você pode até criar uma nova campanha! Como profissional da área de comunicação, fiquei muito animado com o aplicativo e admito: desde que o instalei no tablet, só uso o computador para imprimir as planilhas.

Para fazer o download dos novos aplicativos do Google, veja a nossa lista completa de aplicativos Android.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top