Conecte-se conosco
google-play-all-access-radio-hands-on-playlists

Google

Google Play Música ganha playlists curadas por críticos musicais

A partir de hoje, os usuários brasileiros que já assinam o serviço Google Play Música poderão utilizar um novo recurso: playlists feitas com curadoria humana e pensadas para diferentes momentos e situações do nosso dia-a-dia.

google-play-all-access-radio-hands-on-playlists

A partir das 19 horas desta quarta-feira (4), os usuários brasileiros que já assinam o serviço de streaming de música do Google, o Google Play Música,  poderão utilizar um novo recurso: playlists feitas com curadoria humana e pensadas para diferentes momentos e situações do nosso dia-a-dia.

A novidade já existia para a versão em inglês do serviço, disponível para 4 países, mas o Brasil será o primeiro país do mundo a ter uma curadoria de músicas em língua não-inglesa.

O assinante terá acesso a uma uma seleção de canções escolhidas a dedo por uma equipe de especialistas, como críticos musicais e etnomusicólogos. Será  possível escolher a playlist com base em momentos do dia (manhã, tarde ou noite), estados de espírito (feliz, ansioso, tranquilo, entre outros) ou atividades (trabalhando, correndo, preso no trânsito, entre outras).

google-play-music-songza-100526110-primary.idge

A versão brasileira do serviço ganhará listas contextuais de músicas similares às apresentadas nesta imagem, com foco na língua portuguesa.

As playlists contextuais, como são chamadas, funcionarão de maneira integrada  com as recomendações que já são feitas pelo algoritmo do Play Música e que são baseadas no comportamento on-line e nas preferências do usuário. É uma metodologia eficiente e que traz ótimos resultados, mas sabemos que, quando o assunto é música, a lógica computacional pode precisar de uma “ajudinha” Por isso, estamos incluindo esta atualização para oferecer aos nossos usuários experiências musicais que só a emoção humana poderia criar.

Para montar as listas musicais, os editores do Google mapeiam todos os momentos do dia que podem ser melhorados com a trilha sonora perfeita. E, para cada um destes momentos, a equipe seleciona as músicas que, provavelmente, serão as mais apreciadas pelos usuários que estão ouvindo a estação recomendada. Nas playlists contextuais, a tecnologia só entra em ação para analisar algumas informações, como dia da semana e horário, e entender qual tipo de música é a mais indicada para o usuário e, a partir destas informações, sugerir uma estação criada pelo time editorial.

A inclusão deste recurso no Google Play Música no Brasil faz parte da integração da plataforma com a Songza, empresa comprada pelo Google em 2014 e que tem como diferencial a criação de estações de rádios criadas 100% por mãos humanas.

Sendo assim, partir desta terça, os usuários do Brasil poderão experimentar centenas de estações criadas sob medida para nós, feitas com base em momentos que fazem parte dos nossos hábitos e referências culturais, o que proporciona maior identificação e uma relação mais próxima com as músicas ouvidas no dia-a-dia.

Para conhecer e fazer o download, visite a página oficial do Google Play Música.

Boa diversão!

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Google

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top