Conecte-se conosco
smt-Shirp-capa

GADGETS

Google prepara o “Chirp” para rivalizar com o Amazon Echo

Pioneiro em assistentes de voz, Google pode estar preparando o “Chirp”, como resposta direta ao sucesso do Amazon Echo

smt-Shirp-P1

Pioneiro em assistentes de voz, Google pode estar preparando o “Chirp”, como resposta direta ao sucesso do Amazon Echo.

Assistentes de voz são componentes cada vez mais comuns nos gadgets atuais. A tecnologia que começou a se popularizar nos smartphones — ajudando os usuários a realizarem diversas tarefas a partir de comandos simples — cresceu e se tornou “independente”. No final de 2014, a Amazon lançou o Echo, um alto-falante sem fio que responde a comandos de voz.

O aparelho pode reproduzir músicas, criar listas de tarefas para o usuário, configurar alarmes, fazer streaming de podcasts, tocar audiobooks, dar informações sobre o tempo e o trânsito e tem como função diferencial a possibilidade de se conectar à outros dispositivosDe maneira muito sagaz, o Amazon abriu o código fonte da Alexa — que é a tecnologia por trás do Echo — aumentando o interesse de desenvolvedores e, segundo rumores, grandes empresas.

smt-Shirp-P3

Na última semana começaram a surgir indícios de que o Google pode estar preparando um dispositivo para rivalizar com o Amazon Echo. De acordo com o site Re/Code, a gigante de Mountain View planeja revelar, até o final de 2016, um assistente de voz que vem sendo desenvolvido com muita discrição. A publicação afirma a empresa estaria próxima de lançar um produto, que estaria sendo desenvolvido sob o codinome “Chirp“.

Assim como outros produtos da empresa, o projeto deve integrar a tecnologia de busca e de comando de voz da empresa, funcionando a partir do comando “Ok Google”, respondendo as perguntas feitas pelos usuários. O “Chirp” deve ter um formato parecido com o roteador OnHub, desenvolvido pelo Google em parceria com outras empresas.

smt-Shirp-P5

Se confirmado o lançamento, o GoogleChirp” será uma resposta direta ao sucesso do Amazon EchoAinda não disponível no Brasil, o dispositivo tem suas vendas estimadas em mais de 3 milhões de unidades, de acordo com um relatório da Consumer Intelligence Research Partners. Como de costume, o Google se recusou a cometar sobre o assunto.

Segundo fontes consultadas pelo Re/Code, é improvável que o “Chirp” seja lançado na Google I/O — conferência anual da empresa para desenvolvedores que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio — mas o site afirma que o produto deve chegar ainda em 2016. Como as expectativas para a Google I/O indicam que assistente de voz Google Now terá grande destaque, é possível que tenhamos mais algumas pistas sobre o “Chirp“.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top