Conecte-se conosco
Gmail API

Geral

Google promete dar vida nova ao email

Nova API para o Gmail promete dar vida nova ao email ao permitir maior integração com apps de terceiros.

Gmail API

Algumas semanas atrás o Google anunciou uma nova API (em português: Interface de Programação de Aplicativos) para o Gmail. Nesse momento vocês já devem estar pensando “ei, não sou programador, vou parar de ler esta matéria”. Deem-me um voto de confiança, vou tentar explicar porque isso é interessante pra nós, os usuários.

O Google anunciou que a nova API permitirá que qualquer aplicativo converse com o Gmail utilizando as linguagens mais rápidas e modernas atualmente. Linguagens que qualquer desenvolvedor web que se preze domina. Essa API permitiria que o desenvolvedor solicite tópicos, mensagens, rascunhos e outras coisas, de três a dez vezes mais rápido do que com o padrão atual, IMAP. Segundo o Google isso não significa ainda novos clientes de e-mail mais rápidos e espertos que os atuais. A tal API ainda possui algumas limitações que impedem que isso aconteça, mas são as outras aplicações dessa API que podem tornar as coisas interessantes.

Imagine que você usa o seu endereço do Gmail para receber comunicações sobre seus voos. Um aplicativo de agenda poderia identificar o e-mail com essas informações e adicionar automaticamente a viagem ao calendário, com um lembrete pra arrumar as malas um dia antes. Ou imagine ainda que você receba códigos de rastreio de suas encomendas nesse endereço. Um aplicativo dedicado poderia reconhecer automaticamente e perguntar se você deseja rastrear essa encomenda ou ser avisar quando estiver disponível para retirada.

Alguns de vocês, provavelmente usuários do Android que utilizam o Google Now, já viram aplicações disso na prática, mas até agora isso estava restrito a… bem… usuários do Android que utilizam o Google Now. Essa nova API significa que poderemos ver mais coisas assim acontecendo com outros aplicativos e mesmo em outros sistemas, como nos iPhones ou Windows Phones.

Essa nova API deixa claro que o Google está começando a tratar o Gmail mais como uma plataforma do que simplesmente como um servidor de e-mail. Se os desenvolvedores forem receptivos, provavelmente o Google expandirá as capacidades de sua API para fazer muito mais. É um grande e importante passo. Nossas contas de e-mail contém tanta informação valiosa que, até agora, só podiam ser acessadas por clientes de e-mail ou para aqueles com conhecimento de IMAP. Agora, o acesso a estes dados estaria disponível pra qualquer um, desde que você forneça a permissão para o aplicativo interagir com o seu Gmail, é claro.

Resumindo, O que essa API pode fazer é permitir que qualquer aplicativo interaja com sua conta do Gmail sem ter que criar um cliente de e-mail pra isso. Quando isso acontecer, a Google terá estendido o e-mail como o conhecemos agora, dando a ele uma nova vida. Veja o vídeo oficial do anúncio (em inglês):

Assistente de Juiz de Direito, dublê de gamer, entusiasta de Hardware nas horas vagas e apaixonado por Android.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top