Conecte-se conosco
google-reader-alternatives

Android

Google Reader encerra hoje: conheça as melhores alternativas para ler notícias

Muita gente ainda depende do Google Reader como meio mais prático de leitura de sites na internet. Por isso, preparamos uma lista com os melhores substitutos do antigo serviço do Google. Veja…

130619090913-feedly-google-reader-story-top

O Google Reader, o mais famoso leitor de RSS da web, será encerrado pelo Google ainda hoje, dia 1º de julho. A razão por trás desta decisão está fundada na necessidade de redução do número de serviços oferecidos pela empresa, premissa recomendada por Steve Jobs à Sergey Brin, CEO do Google: trabalhe com um número menor de produtos, para que possa oferecê-los com mais qualidade.

“Existem duas razões simples para isso: uso do Google Reader diminuiu e, como uma empresa, temos que derramar nossa energia em menos produtos“, explicou Alan Green, Engenheiro de software do Google.

Muita gente ainda depende do Google Reader como meio mais prático de leitura de sites favoritos na internet. Por isso, preparamos a lista abaixo para que você encontre um substituto à altura do antigo serviço. Existem várias opções disponíveis, todas com recursos de importação dos links RSS do antigo Reader. Veja abaixo:

1. Feedly:

Feedly RSS Reader

O site Feedly é uma das melhores opções, senão a melhor, para substituir o Google Reader. Além de uma belíssima interface web, o serviço possui aplicativos para você visualizar notícias em iPhones, iPads (iOS) e smartphones e tablets com o sistema Android. Importar links RSS é feito de forma simples, com apenas alguns cliques.

2. Digg Reader:

Digg RSS Reader

O site Digg também não perdeu tempo e lançou o serviço Digg Reader para a web (desktop) e dispositivos com o iOS (iPhones, iPods e iPads). Assim como o Feedly, a importação de dados do Google Reader é feita com apenas um clique. Neste primeiro momento, não existe uma versão do app para o sistema Android e certos bugs já foram localizados. Mas, o serviço é promissor.

3. AOL Reader:

AOL  RSS Reader

Outra empresa que concorre para faturar o espaço deixado pelo Google Reader é a AOL (antigo provedor America Online). Lançando recentemente o serviço AOL Reader. A interface do serviço é simples, prezando o estilo minimalista. São apenas duas colunas: os feeds à esquerda e os textos, à direita.

4. The Old Reader:

The Old Reader RSS

Tentando se manter fiel ao formato do Google Reader, o serviço The Old Reader é também outro belo substituto. Para começar a usá-lo, basta se conectar com as contas do Google ou Facebook. Trata-se de uma boa opção para quem não quer mudanças.

5. NewsBlur:

NewsBlur RSS Reader

Com suporte para navegadores (desktop) ou dispositivos iOS e Android, o NewsBlur também é uma boa pedida. No entanto, sua interface é um tanto bagunçada, o que pode afugentar usuários que preferirem um layout minimalista.

6. Zite:

Zite RSS Reader

Usuários que busquem uma integração maior entre devices, incluindo suporte para tablets e smartphones com o Windows Phone, podem buscar o Zite. O serviço baseia-se num belo layout que atende várias plataformas: web/desktop, Android, iOS e Windows Phone.

7. Facebook Reader:

Muito se falou sobre o lançamento de um leitor de feeds RSS do Facebook, o “Facebook Reader”. O serviço a ser criado pela rede de Mark Zukerberg não deverá ser baseado em feeds RSS, mas sim em algo similar ao Flipboard, priorizando imagens e um layout no estilo revista. Até o momento, não existe uma data confirmada para seu lançamento.

Importante: lembramos que o antigo Google Reader encerrará as atividades ainda hoje. Então, não se esqueça de importar seus feeds ainda hoje (especialmente o feed do Showmetech).

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top