Conecte-se conosco
Project-Soli-5

Ciência e Tecnologia

Google revela Project Soli, tecnologia para rastrear movimentos

O Project Soli é uma tecnologia que quer permitir que usuários controlem dispositivos a partir de gestos, sem nenhum toque direto na tela.

Project-Soli
A ATAP (Advanced Technology and Projects) é uma iniciativa do Google para executar inúmeras ideias que fogem dos produtos já consolidados, é basicamente uma central de inovações. O segundo dia da conferência I/O foi reservado justamente para demonstrar várias dessas criações e uma delas é o Project Soli, um chip capaz de rastrear movimentos.

O Project Soli quer permitir que usuários controlem dispositivos a partir de gestos, sem nenhum toque direto na tela. A tecnologia tem utilidade principalmente em gadgets pequenos, como smartwatchs.

Uma das coisas mais impressionantes é o tamanho do chip, este que possui sensores que emitem ondas de rádio em uma frequência específica para detectar os movimentos. Quando as ondas refletem nas mãos do usuário, o chip recebe um retorno e os interpreta.

project_soli

Segundo Ivan Poupyrev, líder do projeto, o Project Soli está sendo desenvolvido para reconhecer movimentos que já nos são comuns, fazendo com que a curva de aprendizagem seja rápida.

Como demonstrado no vídeo, se você quiser ajustar as horas de um dispositivo, poderá fazer um movimento que imita o girar do botão de um relógio de pulso convencional. Se você quiser selecionar determinada opção, basta fazer o gesto de pressionar um botão, como se ele estivesse entre seu dedo polegar e indicador.

Project-Soli-5

A tecnologia também pode ser útil em dispositivos vestíveis que não possuem telas, como óculos, pulseiras inteligentes e inclusive peças de roupas (algo já estudado pelo pessoal da ATAP).

O Project Soli está dando os seus primeiros passos e ainda deve demorar um tempo para que possamos vê-lo em algum dispositivo.

Fonte e Imagens: The Verge

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top