Connect with us

Google

Google se junta à caça pelo Monstro do Lago Ness

Em processo de mapeamento na Europa, Google anuncia expedição que buscará o lendário Monstro do Lago Ness

smt-Google-Euro

Google está desbravando as águas agitadas da Europa com seu serviço de mapeamento. Para isso, nada melhor para se integrar à cultura do velho mundo do que explorar as lendas e mitos locais. Prova disso foi o anúncio de que empresa irá ajudar a encontrar o mítico Monstro do Lago Ness, criatura lendária que muitos afirmam terem avistado (especialmente após consumir alguns litros da famosa cerveja escocesa).

O Monstro do lago Ness, também conhecido simplesmente por Nessie, é um chamado criptídeo aquático, que alegadamente foi visto nas Terras Altas da Escócia. A sua existência (ou não) continua a suscitar debate entre céticos e crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O Monstro do Lago Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, uma espécie pré-histórica.

De acordo com informações postadas no blog do Google, foram instaladas câmeras (do mesmo tipo que fazem o mapeamento para o serviço Street View) em uma embarcação com a finalidade de fazer uma completa triagem de toda extensão do lago. A empresa também trouxe alguns mergulhadores equipados com câmeras subaquáticas (veja no vídeo acima).

Ao longo dos anos, várias pessoas afirmaram ter encontrado o monstro. No entanto, excluindo os relatos pontuais, as únicas evidências materiais da existência do Monstro do Lago Ness sempre foram imagens borradas ou distante demais para serem conclusivas. Além disso, há milhares de imagens que foram comprovadamente manipuladas no computador. Uma imagem em particular já foi capturada pelas câmeras do Google (clique no link para fazer um passeio virtual pelo Lago Ness).

smt-View-Loch-Ness

Na imagem é possível observar uma pequena elevação que insinua ser a criatura. Enquanto isso, o próprio enunciado do Google enfatiza a dúvida, deixando no ar a pergunta: Pássaro, tronco ou monstro?”, sem nenhum traço de sorriso enigmático. Em relação a veracidade da imagem – que pode ter sido o primeiro screenshot de Nessie – preferimos esperar a resposta dos especialistas em monstros.

A movimentação em torno do caso coincide com os 81 anos da publicação da foto mais conhecida da criatura, que assustou e intrigou mentes de gerações por anos, até que foi desmascarada como uma fraude. Na imagem certamente vemos o que se parece com um animal de pescoço longo se espreitando para fora do lago. Ao longo dos anos, mais imagens apareceram (confira a galeria com as fotos mais notórias abaixo) e estimularam os rumores em torno da lenda.

É interessante pensar como numa sociedade cada vez mais informatizada, poucas são as narrativas que conseguem sobreviver com uma base tecnicamente incorreta e não material. Certamente a lenda sobre o Monstro do Lago Ness é um dos relatos mais longevos e resistentes nesse sentido, embora ninguém em seu juízo perfeito tenha qualquer motivo para acreditar na existência da criatura hoje em dia.

Independente do êxito da missão, a estratégia de marketing do Google foi brilhante. Afinal de contas, existem poucas maneiras de anunciar que você é uma gigante em buscas do que organizando uma gigantesca busca como essa.

Fonte: CNet

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top