Conecte-se conosco
GS01

Geral

Google Search: 10 dicas para melhorar seus resultados

A Business Insider publicou uma lista com 10 dicas para que você torne sua experiência de busca no Google ainda mais interessante, e nós as reproduzimos para vocês!

1) De quem é aquela pintura que você viu online?
Vá até images.google.com.br e clique na câmera para usar a nova ferramenta do Google. O Google Images agora, ao invés de procurar uma imagem através de um texto digitado, faz o caminho inverso e identifica uma imagem, através da URL ou de seu envio. Você pode tentar identificar logomarcas, paisagens, pinturas, fotos, enfim, qualquer imagem. O Showmetech usou a imagem da Vitória de Samotrácia, e retornaram diversos sites apontando sobre a estátua.

 

2) Procurando por um tipo de arquivo específico?
Dica que utilizo desde os tempos de faculdade: sabe quando você quer achar aquele livro de respostas comentadas de física, ou então um catálogo de peças, que você tem certeza que estão no formato PDF? Você digita o seu termo de busca e no final inclui o termo filetype:pdf. Se procurar por uma planilha em Excel, digita o termo filetype:xls. Sempre que você procurar por um arquivo específico, basta digitar filetype: e colocar a extensão do arquivo, qualquer que seja ela. Sempre funciona – contanto que você conheça a extensão do arquivo que procura.

 

3) Restrinja a pesquisa para evitar resultados irrelevantes de muito tempo atrás
O Google é uma ferramenta muito ampla, e com isso, ele busca resultados nos mais diversos sites, independente do tempo em que um texto foi publicado. Assim, se você procurar por melhores jogos para iPhone, um resultado com uma lista de 2007 – quando surgiu a primeira geração – não será relevante.
Para combater a obsolescência, basta ir até a barra na lateral esquerda da página de pesquisa e selecionar qual o intervalo de tempo que você deseja restringir sua busca. Se você colocar Na última semana, ou No último mês, apenas os resultados que estejam de acordo com essas restrições serão apresentados.

 

4) Acesso rápido a informações sobre ações, horários de cinema, acompanhamento de vôos
O Google disponibiliza o acesso rápido a algumas informações simples, assim você não precisa acessar uma página específica. Um porém: o Showmetech testou estas facilidades, e algumas não funcionam na página brasileira do Google, apenas na página dos EUA. Confira:
– Digite AAPL ou GOOG para visualizar informações atualizadas das ações da Apple e do Google (apenas na página dos EUA)
– Digite o número de algum vôo (por exemplo JJ 8020) para exibir o status do vôo – origem, destino, horários. (apenas na página dos EUA)
– Digite cinema:São Paulo e o Google retorna uma lista com todos os filmes e salas disponíveis na cidade
– Digite what time is it Munich para exibir o horário atual da localidade (apenas na página dos EUA)
– Digite 20 euros em BRL para exibir o valor equivalente em reais
– Digite o código de rastreamento da sua encomenda (OK, não testamos esta…)

 

5) Use o Google para busca dentro de um site específico
Você precisa procurar um artista dentro do seu blog de músicas predileto, e percebe que ele não tem nenhuma ferramenta de busca, ou então não coloca seus posts em categorias. Como fazer? Use o Google! Basta colocar o seu termo de busca e adicionar o termo site: seguido do site que você deseja procurar, e o Google busca apenas dentro daquele domínio especificado.

 

6) Seja específico nas buscas, use operadores especiais
Se você quiser procurar algo sobre Maria Bonita (aquela do Lampião), digite “maria bonita”, com aspas. O Google buscará apenas resultados com o termo exato, sem levar em conta resultados como a Maria é bonita, ou como é bonita a cidade de Santa Maria.
Quer saber o que todo mundo fala sobre o iPhone 4, menos a Apple?  Digite iphone 4 -apple.com, e o Google vai desprezar os resultados que contenham o termo (ou venham do site) apple.com.
Sabe aquela conta que você precisa fazer, mas não quer pegar a calculadora (e nem usar a do Windows)? Digite a expressão que você quer calcular no Google (ex. 548/(5+4)), e ele te entrega o resultado!
E se você estiver na página norte-americana do Google, experimente define:android para ver a definição da palavra android.

 

7) Procurando aquilo que os outros estão procurando?
O Google Trends é um recurso incrível para você descobrir o que as pessoas estão procurando sobre um determinado assunto, mostrando um gráfico ao longo do tempo e uma tabela com os Top 10. Fizemos o teste para ver o que anda sendo falado sobre a Motorola nestes dias…

8) Reduza a quantidade de termos de busca
Quando colocamos muitos termos na busca, o Google se esforça para conseguir a maior quantidade possível de resultados com todos os termos. Se você utilizar menos termos, o trabalho de pesquisa é simplificado, e o resultado mais relevante.

 

9) Use a Pesquisa Avançada
A Pesquisa Avançada do Google possui uma série de ferramentas para ajudar você a restringir sua busca e entregar melhores resultados. Uma ótima ferramenta é Onde aparecem suas palavras-chave, em que você determina em qual lugar das páginas o Google deve pesquisar os termos da busca, seja na URL, no cabeçalho da página, no corpo da página. E se você se esquecer dos operadores do item 6 acima, a pesquisa avançada te ajuda!

10) Clique em “Mais” na barra de navegação esquerda
Quando clicamos em Mais, o Google oferece diversas categorias para especificarmos nosso critério de busca em diversas categorias.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top