Connect with us

Smart TVs

Google TV: O que você precisa saber!

A Google TV ficou muito conhecida ultimamente por causa das conferências da Sony e da Logitech, com a gigante das buscas buscando espaço na sua sala de estar. Mesmo com o grande número de notícias a nova plataforma de entretenimento do Google pode ser difícil de entender. Logo, pensando em vocês fizemos um apanhado das questões mais importantes que você deve saber as respostas.

O que é a Google TV?

O papo principal da Google TV é a habilidade de buscar o conteúdo da sua TV através de uma barra de buscas similar à do Google.com. A barra de busca sobrepõe qualquer tela que você esteja vendo e combina os resultados com vídeos online e também com programas live da TV através da TV a cabo/satélite. A idéia é que você não percisa saber de onde o vídeo vem – Netflix, TV a cabo, Youtube ou algum site random – a Google TV simplesmente encontra.

A essência principal da Google TV é essa, mas o que o faz difícil de entender é que uma Google TV tem que fazer muita coisa para que essa funcionalidade seja perfeita. Ela tem aplicativos independentes como Netflix e Pandora; um Chrome browser embutido capaz de mostrar [praticamente] qualquer vídeo na Internet; a habilidade de controlar outros dispotiivos como um controle universal Harmony; e suporte ao Android Market chegando para 2011. Ou seja, tem muita coisa em uma Google TV.

Porque eu quero uma Google TV?

Se você se encontra assistindo conteúdos em diversas plataformas diferentes (Netflix, Amazon VOD, tv a cabo, ComedyCentral.com, etc), a Google TV pode acabar com sua dificuldade de achar exatamente  que você quer assistir. Exemplo, se você quer assistir um episódio recente de “30 Rock”, voê simplesmente pode procurar por “30 Rock” e a Google TV vai te mostrar resultados disponíveis em todos os serviços. A Google TV leva fortemente a um modelo de assistir TV de “busca”, ao invés do normal “mostrar”. Se você normalmente vê um guia de programação ou fica “zapeando” canais procurando algo para assistir, então você pode não saber como utilizá-la de maneira total. Similarmente, se tudo que você assiste está na sua TV a cabo, e você não precisa ficar sempre procurando, então talvez você também não precise de uma Google TV.

NE: Se você gostar de simplesmente testar novas tecnologias, e quer saber tudo de novo que ocorre no mundo, talvez você queira uma Google TV também.

Posso assistir o Hulu na minha HDTV?

Não. Mesmo que o hardware e software de qualquer Google TV seja capaz de mostrar os vídeos em streaming do Hulu, o Hulu está atualmente bloqueando os aparelhos com Google TV. (O Hulu fez coisas parecidas com outros set-top boxes como o Boxee.) A Google e o Hulu estão em conversa sobre a solução, então não se sabe se terão acesso full ao conteúdo gratuito do Hulu ou acesso apenas pelo Hulu Plus (a $9,95 por mês).

Como eu controlo a Google TV

Uma das coisas mais difíceis da Google TV é que ela necessita de algo para digitar, e uma das coisas mais chatas dos boxes de streaming é digitar em um teclado virtual na TV.

Os produtos com a Google TV anunciados até agora tem soluções interessantes para  o problema. O Logitech Revue tem um teclado wireless completo, com touchpad para mover o cursor do mouse, e botões padrões de home theater como play, pause, e controles de volume. A Logitech também oferece um mini controle similar ao Logitech DiNovo. O controle da Sony também é parecido com o DiNovo, diminuindo um teclado QWERTY em algo parecido com um controle de videogame. Tanto o Logitech Revue quanto as TVs da Sony também poderão ser controlados por iPhones e aparelhos Android usando um app.

Como a Google TV controla minha TV a cabo?

Sua TV a cabo/satélite será ligada à Google TV através de uma entrada HDMI, mas a Google TV continuará tendo que controlá-lo através de IR (Infra Vermelho), da mesma maneira que seu controle remoto. O Logitech Revue faz isso através de um emissor IR na frente do aparelho, enquanto as TVs da Sony precisam de IR físicos – pequenos emissores cabeados que você colocará perto dos receptores IR dos boxes de TV a cabo/satélite. Usando o IR a Google TV consegue trocar de canais, programar gravações – tudo que você faria normalmente com seu controle remoto normal.

O lançamento inicial dos produtos também oferecem uma funcionalidade adicional com os DVR da Dish Network. Os produtos com a Google TV serão possibilitados de buscar em tempo real os programas que estão passando com qualquer TV a cabo/satélite, mas apenas conseguirá procurar programas gravados em DVR com alguns DVRs da Dish Network. Os DVRs da Dish Network também conseguirão receber comandos através da rede da sua casa, causando menos lag que o IR. O Google disse que estas características também serão adicionadas em outros DVRs, mas não tem uma linha de tempo específica. Dadas as diferenças entre o software e hardware das diferentes operadoras de cabo, vai demorar um pouco.

Se eu pegar uma Google TV, posso cancelar meu serviço de TV a cabo?


Talvez, mas provavelmente não. Enquanto é verdade que o Google oferece a maior coleção de conteúdo de vídeos online por streaming que já vimos, existem muitos conteúdos exclusivos das TVs a cabo/satélite que não dá pra viver sem. Esportes ao vivo, shows de premiação, reality shows, HBO – não existem serviços suficientes na internet que cobrem os hábitos regulares das pessoas ao assistir TV. Atualmente a Google TV foi feita para complementar os serviços a cabo/satélite existentes; por isso eles tem uma entrada HDMI, para você colocar sua TV a cabo.

Eu não posso fazer a mesma coisa com um notebook e um cabo HDMI?

Para a maior parte das coisas sim, mas a principal razão pela qual as pessoas estão realmente excitadas pela Google TV é que ela oferece praticamente todas as funcionalidades de ter um computador ligado à TV, com uma interface que faz sentido. Qualquer um que sentou na frente de um centro de entretenimento olhando para um notebook sabe que está longe de ser tão simples quanto a sensação relaxante que a maioria das pessoas querem quando estão assistindo TV.

Como ela é diferente de produtos existentes como a Apple TV ou Roku?

A Apple TV tem uma proposta muito mais esteita que a Google TV. A Apple TV faz streaming de programas de TV e filmes da iTunes Store, Netflix ou do seu próprio conteúdo através de um PC contectado rodando iTunes – e só. Quando a Apple anunciar o AirPLay em novembro terá mais funcionalidades, como fazer streaming de aparelhos com iOS (iPod,iPhone e iPad), mas ainda temos que ver como funcionará. Por outro lado, a Apple TV custa $99 – enquanto o Logitech Revue custa $300 – o que é um preço mais atrativos para as pessoas que apenas querem adicionar funcionalidades a mais de streaming para as TVs. A rede de stream da Roku oferece mais serviços de streaming, mas não tem acesso total à Web, nem mesmo faz interface com seu box de TV a cabo ou seus aparelhos do home theater.

Quais produtos tem a Google TV?

Até o momento temos 6 produtos Google TV anunciados: 4 LCDs da Sony, o Blu-ray player da Sony NSZ-GT1, e o Logitech Revue. Nós ainda não sabemos de nenhum outro produto com Google TV vindo para 2010, mas esperamos um monte para 2011. Se você não estiver com muita pressa, pode esperar para ver mais alguns produtos com Google TV na CES (Consumer Eletronic Show) 2011.

Quando posso ter?

Os LCDs da Sony e o Blu-ray player vão começar a ser enviados hoje, 16 de Outubro. O Logitech Revue já está em pré-ordem e vai começar a ser enviado no final de Outubro.

É seguro comprar nesse momento uma Google TV?

Até agora, as demonstrações que vimos dos produtos com Google TV foram bastante impressionantes, mas até que testemos por nós mesmo não podemos dizer como eles se comportam no mundo real. Se você tem um pouco de paciência, poderia esperar até que alguns sites testassem os produtos, que deve ocorrer até o final do mês. E como já dissemos antes, a segunda geração de produtos deve ser anunciada na CES 2011, então poderia esperar para ver e ter mais opções.

Tradução de CNET News

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top