Conecte-se conosco
Governo lança site para mediar conflitos entre consumidores e empresas

Geral

Governo lança site para reclamação de consumidores

O Consumidor.gov.br pode ser usado para registrar queixas contra empresas.

Governo lança site para mediar conflitos entre consumidores e empresas

Bem ao estilo do ReclameAqui, o Governo brasileiro lançou o site para reclamação de consumidores. O Consumidor.gov.br pode ser usado por qualquer pessoa para registrar queixas contra empresas. A iniciativa pretende agilizar e mediar a solução de conflitos por meio da internet.

Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.

O Consumidor.gov.br permite a interlocução direta entre consumidores e empresas, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

As empresas que quiserem participar do serviço precisam assinar um termo de compromisso no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça é a responsável pela gestão, disponibilização e manutenção do site e coordena a articulação com demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O serviço já pode ser usado pelos consumidores dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1º de setembro de 2014 estará disponível em todo o país.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top