Conecte-se conosco
gta-covers

Games

GTA poderia ter sido um jogo completamente diferente

Antes de GTA se tornar um jogo de mundo aberto, ele se parecia com um simulador. Ao invés do jogador causar desordem, ele era o responsável por contê-la.

gta-covers
Grand Theft Auto é uma das franquias mais lucrativas da história dos videogames. GTA V para PC, por exemplo, vendeu mais de 1 milhão de cópias em apenas um dia após o lançamento na Steam. No entanto, o jogo poderia ter sido completamente diferente.

Antes de se tornar um game de mundo aberto, ele se parecia com um simulador. Em vez do jogador causar desordem, ele era o responsável por contê-la. Chamado de Race ‘n’ Chase, o player controlava policiais perseguindo criminosos.

A mudança de rumo aconteceu porque a produtora achou o conceito maçante. Ao colocar o jogador como policial, eles perceberam que não havia tanta diversão. O gamer não poderia quebrar as regras, não era possível dirigir sobre a calçada ou passar em faróis vermelhos. Os pedestres também serviam de obstáculos e era quase impossível dirigir rápido sem atropelá-los. Como o jogador era um policial, ele recebia punições pela imprudência.

gtaandracenchase

Na esquerda: Race ‘n’ Chase. Na direita: Grand Theft Auto.

No lugar de trabalhar estas falhas, o time de desenvolvimento DMA decidiu inverter os papéis e colocou o player no papel de um criminoso. Assaltos a banco, assassinatos e roubos a carros se tornaram os objetivos da missão. A liberdade do jogador também foi trabalhada a partir dessas ideias e, conforme os anos passaram, a série ganhou notoriedade pela falta de regras.

Quando foi lançado, o título gerou muita controvérsia. No livro Jacked: The Outlaw Story of Grand Theft Auto, o jornalista David Kushner conta os bastidores no desenvolvimento do game. O título está disponível apenas em inglês.

Fonte: Business Insider

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Games

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top