Conecte-se conosco

Android

O guia completo para Near Field Communication (NFC): como funciona, o que faz e muito mais

O seguinte artigo tem por objetivo apresentar um guia simples com tudo relacionado a NFC. Se você quiser jargões técnicos, o texto não é para você! Leia as informações abaixo, e entenda de uma vez por todas as vantagens no uso desta tecnologia…

O seguinte artigo tem por objetivo apresentar um guia simples com tudo relacionado a NFC. Se você quiser jargões técnicos, o texto não é para você! Leia as informações abaixo, e entenda de uma vez por todas as vantagens no uso desta tecnologia:

O que é o NFC?

NFC, do inglês “Near Field Communication”, é uma tecnologia sem fios de curto alcance que permite a comunicação entre objetos com a mesma tecnologia, por uma distância de menos de 10 centímetros. O NFC é baseado em padrões de Radio Frequency Identification (RFID), e é projetado para fazer um mundo mais fácil e conveniente para nós, melhorando a forma de fazer transações bancárias, trocar conteúdo e conectar dispositivos.

O vídeo a seguir demonstra o que NFC pode fazer:

Como ele funciona?

NFC opera de duas maneiras:

  • Modo Ativo: neste modo, ambos os dispositivos geram seus próprios campos de radiofrequência, podendo compartilhar informações entre eles.
  • Modo Passivo: neste modo, um dos dispositivos gera o campo de radiofrequência e o outro dispositivo se utiliza desse campo para se comunicar. O dispositivo ativo é geralmente o “leitor” e o dispositivo passivo é a “tag”.

O dispositivo ativo ou leitor (que poderia ser o seu smartphone) geralmente procura dispositivos NFC próximos. O dispositivo passivo ou “tag” começa a se comunicar quando chega perto a alguns centímetros de um dispositivo NFC ativo. O leitor irá se comunicar com a “tag”, decodificando os sinais e depois sendo solicitado a fazer algo. Algumas “tags” são regraváveis, de forma que os leitores podem atualizar os dados nela.

Um telefone equipado com a tecnologia NFC pode agir de modo ativo ou passivo. Como método de pagamento em uma loja, o telefone equipado com NFC atuaria no modo passivo em relação ao equipamento no caixa, que atuaria no modo ativo. Em outro caso, um telefone equipado com NFC pode ser usado para escanear uma “tag” em um folheto ou em um cartão para conseguir mais informações, aqui o telefone está agindo no modo ativo.

Três palavras que você pode ouvir ou ler sobre NFC são:

  • Compartilhamento – Dados, fotos, arquivos e links da web;
  • Emparelhamento – Fazendo uma conexão entre equipamentos sem necessidade de senhas; e
  • Transação – Pagamentos.

Quais são os principais usos do NFC?

Há muitos potenciais usos do NFC, mas alguns dos principais usos são:

  • Controle de acesso
  • Saúde
  • Coleta e troca de informações
  • Cartões fidelidade e cupons
  • Pagamentos
  • Transporte

Podemos usar um produto habilitado com NFC para pagar a passagem de ônibus, pagar pelo leite na loja da esquina, compartilhar os nossos contatos com alguém ou descobrir mais sobre um determinado produto anunciado, para citar apenas alguns dos usos da tecnologia.

NFC é como Bluetooth ou Wi-Fi?

Mais ou menos. Ele transmite dados, mas a quantidade de dados transmitidos é geralmente menor e a potência necessária para transferir os dados é também menor.

NFC oferece mais segurança do que Bluetooth e não há necessidade de parear os dispositivos. NFC funciona só com um “enconstão”.

NFC é como um código QR?

Sim e Não. É como um código QR que, uma vez digitalizado manda o leitor  fazer algo. Desde abrir uma página na web à adicionar detalhes de contato no telefone.

“Tags” NFC vistas em locais públicos são muitas vezes do mesmo tamanho que QR Codes. No entanto, ao contrário de um código QR que você precisa sempre ligar ou abrir um leitor, no NFC basta tocar os dois dispositivos com tecnologia NFC e pronto, a atividade é iniciada.

Para saber mais sobre QR codes, clique AQUI.

O que são “tags” / adesivos NFC?

“Tags” ou adesivos NFC são simples dispositivos eletrônicos finos (sem pilhas ou componentes móveis) que contêm uma antena e uma pequena quantidade de memória. Atuam no modo NFC passivo e são alimentados por um campo magnético. Quando lido por um leitor NFC, fornecem instruções para o nosso telefone ou para o nosso leitor NFC para fazer algo.

Adesivos NFC são simplesmente uma “tag” NFC com a capacidade de ser preso a alguma coisa. Mais conhecido no campo das marcas estão os SmartTags da Sony, embora muitos outros existam:

“Tags” NFC podem ser incorporados em produtos, adesivos, cartões de visitas e pulseiras, por exemplo. Já imaginou um ímã de geladeira com NFC que, ao ser encostado em seu celular, inicia a ligação para a sua pizzaria favorita, por exemplo?

Quais são os benefícios do NFC?

O NFC oferece uma gama de benefícios para os consumidores e empresas. Veja abaixo os principais:

  • Intuitivo – interações NFC não requerem mais do que um simples toque;
  • Versátil – o NFC é ideal para uma ampla gama de indústrias, ambientes, e usos;
  • Baseado em padrões iguais e abertos – as camadas subjacentes da tecnologia NFC seguem padrões universalmente implementados;
  • Habilitador – o NFC facilita a configuração rápida e simples de tecnologias sem fio, como Bluetooth, Wi-Fi, etc;
  • Inteiramente seguro – transmissões NFC são de curto alcance (de um toque a poucos centímetros);
  • Interoperável – NFC trabalha com as tecnologias existentes de cartão sem contato;
  • Seguro – NFC foi construído com capacidade para suportar aplicações seguras.

Desvantagens da NFC?

  • Ter os equipamentos necessários – equipamentos habilitados com NFC são exigidos para scanear as “tags” ou adesivos NFC;
  • Custo – Como qualquer avanço tecnológico, existem custos atribuídos ao desenvolvimento e implementação da tecnologia NFC;
  • Falta de conhecimentoNFC ainda é uma tecnologia relativamente desconhecida, embora exista há algum tempo. Muitas pessoas não sabem o que é NFC e não saberiam como usá-lo;
  • Limitações Técnicas – Há limite de velocidade, de quantidade de dados que podemos transferir, etc.

O que posso fazer com NFC?

O que você faz com NFC depende do quão disposto você está para tentar se envolver com a tecnologia. A imagem seguinte mostra o que sua vida no futuro próximo pode ser como com NFC:

Dispositivos habilitados com NFC: como faço para conseguir um ou do que eu preciso?

Há uma infinidade de leitores NFC habilitados e “tags”, mas futuramente, nossos telefones móveis terão NFC embutido e eles se tornarão, para a maioria de nós, o principal condutor ou ferramenta para usar NFC diariamente. Veja abaixo alguns smartphones com o NFC:

Outros equipamentos geralmente existem nas lojas e estabelecimentos comerciais. Por exemplo, leitores NFC podem ser incorporados em portas no seu escritório e você receberá um cartão NFC habilitado para ter acesso ao edifício.

Empresas e lojas podem oferecer outras ferramentas e equipamentos habilitados com NFC no futuro, mas provavelmente os telefones celulares ou smartphones se tornarão a mais poderosa ferramenta no avanço e utilização do NFC diariamente.

Quem gerencia / controla NFC?

Embora não haja um grupo controlador, é geralmente aceito que o fórum NFC (http://www.nfc-forum.org/) é responsável pelos contatos com empresas e direcionamento dos desenvolvimentos do NFC em uma escala global.

Em uma escala local, empresas especializadas em tecnologia estão desenvolvendo, implementando e inovando novas formas de utilizar NFC nos negócios e situações cotidianas.

O que é um cartaz SmartPoster / Pôster NFC?

SmartPoster é um nome dado a um cartaz que tem um chip NFC nele. Têm a mesma aparência que um anúncio que você pode ver em uma parada de ônibus que, mas você será capaz de escaneá-lo para obter mais informações.

Os SmartPosters estão ficando mais populares e aparecem agora em shoppings, na rua etc. Futuramente, farão parte de anúncios em revistas, visto que são relativamente finos.

Como faço para digitalizar as “tags” NFC com o meu telefone?

Se você tem um telefone habilitado com NFC você precisará entrar nas configurações e garantir que ele está ligado. Dependendo da marca do seu telefone e seu sistema operacional, não haverá necessidade de instalar nenhum software adicional (se o NFC estiver ligado), mas talvez seja necessário instalar algum app (geralmente de graça) da loja de aplicativos do seu telefone.

Basta pesquisar por NFC, NFC Tag Reader/Writer para obter resultados adequados. Veja abaixo os aplicativos mais populares:

Todos permitirão que você veja qual NFC é capaz de abrir aplicativos e abrir URLs e também é possível fazer algumas coisas interessantes com alguns dos apps, tais como o emparelhamento Bluetooth e configuração Wi-Fi automática para seus próprios dispositivos em casa.

Se você quiser simplesmente ver o que está em uma “tag” há também aplicativos que permitem que você o faça:

Como posso usá-los em minha vida diária?

Enquanto a adoção do NFC está nos estágios iniciais você pode começar se você tiver um telefone com NFC e comprar algumas “tags”, as etiquetas com NFC. Lojas como a Tagstand fornecem esse tipo de etiqueda. Você pode criar várias “tags” que podem fazer o seguinte para você:

  • Um cartão de visitas NFC – para compartilhar seus dados de contato;
  • Ligar o seu telefone no modo silencioso e desligar conexões de dados à noite e definir um alarme, encostando-o em uma “tag” em seu criado-mudo;
  • Ligar dados pela manhã, abrir aplicativos de notícias e calendário, ao encostá-lo em uma tag na mesa do escritório;
  • No seu carro, para ligar Bluetooth, ligar o GPS e abrir o seu aplicativo de mapeamento;
  • Ao sair para uma corrida, para ligar o GPS, abrir o aplicativo de música e silenciar chamadas telefônicas.

Os limites são realmente o número de diferentes “tags” e cenários diferentes que você deseja configurar.

Como faço para criar / programar / configurar “tags” NFC para mim?

Você vai precisar de 3 componentes principais, um leitor NFC (provavelmente o seu telefone), “tags” NFC e software para criar e gravar o conteúdo na sua “tag” NFC. Depois de comprar as “tags”, instalar o software em seu telefone e ler este nosso artigo, o resto é bastante autoexplicativo.

Há alguma empresa grande usando NFC?

O melhor exemplo é a Oyster Card em Londres. Este é o cartão de NFC que é lido pelas portas ao entrar e sair das estações de metrô.

O Barclays Barclaycard teve opções de pagamento sem fio por algum tempo, mas eles começaram a implantar o PayTag, uma “tag” NFC exclusiva para você e sua conta que você conecta à parte traseira do telefone e pega suas compras. Como o Barclaycard em si, mas agora você escaneia o seu telefone e não o Barclaycard.

Atualmente, a maior força do NFC está nas mãos do Google Wallet, serviço de pagamentos do Google que substitui o uso de cartões de crédito e débito por smartphones e leitores com o NFC imbutido.

Diferentes tipos de “tags” NFC / Chips / adesivos:

Existem vários tipos de chips NFC, cada um com suas características próprias. Cada uma varia na quantidade de dados que armazenam, se eles podem ser feitas somente de leitura ou podem ser reescritas, o desempenho do chip e quaisquer outras características especiais.

O maior fator determinante é a quantidade de memória de cada “tag” NFC contém em seu chip. Você precisa escolher a “tag” correta NFC para a aplicação ou a finalidade que pretende usá-la.

Também precisa considerar se as “tags” serão usadas no interior ou no exterior do lugar, pregadas ao metal e quais os dispositivos que vão escaneá-la já que, no momento da gravação, poderá haver incompatibilidade entre as diferentes marcas de telefone.

  • Ultralights (UL) – Boa para um número de telefone ou URL curta (64 bytes);
  • Ultralight Cs (ULC) – Tem um pouco mais de armazenamento de dados e são boas para uma URL longa ou um cartão de contato pequeno (192 bytes);
  • Standard 1K – Podem armazenar mais dados para um cartão de contato grande, mas são mais caros (1024 bytes);
  • NTAG203 – Como ULC, mas são um tipo novo chip com maior responsividade (168 bytes);
  • Anti-Metal Tags – Pode ser coladas em superfícies metálicas.

O Ultralight C (ULC) e NTAG são os mais populares.

Você vai ver muitas vezes palavras como MIFARE, DESFire e Classic, entre outros. Não se preocupe muito com isto, a menos que você queira uma abordagem mais técnica, concentre-se no tipo de “tag” e a capacidade de memória como mostrado acima.

Esteja ciente que os dispositivos Blackberry tendem a ter problemas de leitura das “tags” de 1k.

Uma vez decidido sobre o tipo de “tag” necessária, você precisa considerar o tamanho do “tag” / adesivo e a cor.

A imagem abaixo mostra algumas das diferentes opções disponíveis na NFCDog.

Aqui estão alguns dos diferentes tipos de “tags” em exposição:

A tabela a seguir dá uma visão mais técnica sobre os diferentes tipos de chip NFC.

Usando / Testando NFC por si só (Video)

Então, aí temos o nosso guia completo de NFC. Podemos não ter abordado tudo, mas confiamos que ele responde às perguntas mais comuns e explica esta tecnologia, bem como ela afetará o nosso contidiano.

Ler o texto é uma coisa, mas você também pode conferir o vídeo abaixo que resume tudo o que precede, bem como mais detalhes sobre a programação das “tags” e vê-las em uso. Veja abaixo:

Dúvidas? Sugestões? Comentários?

Escreva pra gente nos campos abaixo.

Um advogado perdido no mundo da tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top