Conecte-se conosco
netflix

Geral

Guia de sobrevivência Netflix: como aproveitar o melhor do serviço

Confira o guia que a equipe do Showmetech preparou para que você possa aproveitar melhor todos os recursos que o Netflix disponibiliza

netflix

Os serviços de vídeo por streaming vem crescendo de maneira impressionante e influenciando indústria audiovisual. Apesar de não ser o único fornecedor de produtos audiovisuais da rede, o Netflix é prova do crescimento da procura por conteúdo digital. Afinal, só no Brasil, já são mais de 2 milhões de usuários ativos.

Com mais de 62 milhões de assinantes em todo o mundo, o Netflix vale 32,9 bilhões de dólares na bolsa – valor superior ao da gigante da televisão americana CBS, com valor estimado em 30,6 bilhões de dólares.

Mas, apesar da popularidade, nem todo mundo sabe como tirar o melhor proveito do Netflix. Dá para configurar ele para melhorar a qualidade do vídeo ou obter recomendações mais acertadas de filmes e séries, por exemplo. Por isso, preparamos um pequeno guia com as principais configurações que você pode usar, para aproveitar o máximo do serviço. Veja:

Remover o perfil “Kids”

Como a maioria dos sistemas de TV, o Netflix também possui uma espécie de controle parental. A diferença é que, ao invés de uma senha de bloqueio, o Netflix tem um sistema de programas pré-determinados com conteúdos indicados para crianças. Se você não tem essa necessidade, basta clicar aqui e seguir os passos:

  1. Editar;
  2. Excluir perfil;
  3. Confirmar.

Aumentar a qualidade dos vídeos

Os fabricantes de TVs tem lançado aparelhos com maior qualidade de imagem a cada dia. No entanto, sabemos que a geração de conteúdo disponível ainda não é compatível com a tecnologia dos televisores (não é todo canal ou produtora que exibe filmes em qualidade HD ou UHD/4K). Uma das exceções são os serviços como o Netflix, que já exibe alguns conteúdos em 4K. Veja como garantir que você está visualizando esse conteúdo na melhor qualidade, clicando aqui.

Mudar o plano para UHD (4K)

Netflix é um dos pioneiros em oferecer vídeos no formato 4K (Ultra HD) para seus usuários. Para assistir ao conteúdo com essa definição é necessário ter um aparelho de TV que suporte o codec H.265/HEVC. O plano sai por 26,90 reais, 10 reais a mais que o plano que dá direito a conteúdo em HD e 2 telas ao mesmo tempo. Para fazer a mudança, é só ir até suas configurações e confirmar a alteração.

Melhorar as recomendações de vídeos

smt-GuiaNetflix-recomendacoes

A ferramenta de buscas do Netflix é muito boa para quem sabe o nome (ou parte do nome) do conteúdo desejado, mas existem outras formas de encontrar filmes, seriados e programas. A primeira dica é ajudar o próprio serviço a encontrar sugestões de acordo com seu gosto. Para que isso seja possível, informe os gêneros que mais assiste e avalie o máximo de filmes que conseguir na seção “Perfil de Interesses” e melhore a qualidade de suas recomendações.

Testar a qualidade da conexão

smt-GuiaNetflix-speedconect

O Netflix procura oferecer mais qualidade de atendimento aos seus clientes, e isso inclui identificar os problemas de conexão. Além de oferecer um vídeo de teste para ajudar a medir sua transmissão, a empresa também mantém um índice atualizado com as velocidades médias, máximas e mínimas para cada país no qual o serviço é disponibilizado.

Ao visualizar o vídeo, fique atento à taxa de reprodução indicada nele. É ali que você entenderá se sua conexão é de qualidade, ou se você precisa trocar de operadora. Muita gente nota, por exemplo, que as conexões LIVETIM de 35MB e 50MB reproduzem vídeos do Netflix (e de outros serviços como o YouTube) em taxas de reprodução mais altas que a VIVO Fibra 100MB.

O vídeo serve para testar a capacidade de exibir imagens em determinadas resoluções. No canto superior esquerdo da tela há uma descrição que muda de acordo com a velocidade da sua internet e com o seu software. Quanto maior, melhor.

Liberar o conteúdo Norte-Americano

smr-netflix-us

Os assinantes brasileiros ainda não têm acesso à mesma quantidade de conteúdo disponível nos Estados Unidos. Isso ocorre porque, ainda que a assinatura contratada seja “global”, o conteúdo oferecido muda de acordo com o IP e país do usuário. Assim, se você viajar para outro país e acessar o serviço, terá acesso ao conteúdo daquele país especificamente, mesmo que sua conta no Netflix tenha sido feita no Brasil.

Confira como configurar o seu Netflix para exibir o conteúdo norte-americano no nosso tutorial.

Outas dicas

smt-GuiaNetflix-dicas

Além das indicações do guia, ainda preparamos um tópico com mais 10 dicas para usar o Netflix como um profissional. Confira:

1 – Atalhos

É possível controlar reprodução, áudio e tamanho de tela através de comandos de teclado no teclado do computador? São 16 atalhos que permitem controlar volume, função, pausa e até mesmo dar comandos especiais, como gerenciamento do streaming de vídeos sem usar o mouse. Confira alguns:

  • Espaço ou Enter: toca ou pausa um vídeo;
  • PgUp: toca um vídeo;
  • PgDn: pausa um vídeo;
  • F: modo de tela cheia;
  • Seta para cima: aumenta o volume;
  • Seta para baixo: diminui o volume;
  • Shift+Seta para a direita: avança o filme;
  • Shift+Seta para a esquerda: retrocede o filme;
  • M: mudo;
  • Ctrl + Espaço: reprodução frame por frame.

2 – Encontre os melhores filmes e programas de TV

Vasculhe o Reddit e encontre as melhores indicações. Esta rede social é uma comunidade de fóruns onde os usuários podem votar no conteúdo.

3 – Apague histórico de filmes

Basta acessar “Minha atividade” no seu perfil no site e apague o que desejar.

4 – Recomendar filmes para os amigos

Se você gostou de algum filme ou série de TV que acabou de ver, é possível recomendá-lo para seus amigos. Até o momento, o recurso está disponível apenas para Facebook e para o Netflix no Android.

5 – Use o controle remoto

Uma sequência de 12 comandos no controle remoto pode ajudar a resolver problemas de travamento. Com “para cima, para cima, para baixo, para baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, para cima, para cima, para cima, para cima”, cerca de 6 a 8 erros comuns são solucionados. O comando curioso destrava a tela de login e permite voltar a usar o Netflix na sua Smart TV. Visite a “Central de ajuda” e saiba mais.

6 – Personalise seu conteúdo com “Minha Lista”

A ferramenta “Minha Lista” permite que o usuário selecione previamente os filmes que deseja assistir depois, substituindo algumas sugestões automáticas do site que podem não interessar de verdade.

7 – Sem reprodução automática

Ao terminar um capítulo de um seriado, o Netflix automaticamente inicia a reprodução do episódio seguinte. Se você não quer assisti-lo, tem apenas 15 segundos para clicar no botão “Voltar à Navegação” para voltar à tela de seleção de conteúdo. O recurso de reprodução contínua pode ser ótimo para quem está disposto a dedicar várias horas a uma série, mas se este não é o seu caso, acesse Sua Conta > Configurações de Reprodução e desmarque a opção Reproduzir o Próximo Episódio Automaticamente.

8 – Aumente ou diminua as legendas

Se você não gostou do tamanho ou da cor das legendas ao assistir um vídeo, há uma maneira de alterar sua formatação. Acesse Sua Conta > Exibição das Legendas e defina suas preferências de fonte, tamanho, cor do texto, cor de fundo e outras opções de estilo. Ao clicar no botão Salvar, o novo padrão é aplicado em todos os dispositivos compatíveis, mas apenas em seu perfil de usuário. Se quiser voltar à legenda padrão, clique em Redefinir Como Padrão e em Salvar novamente.

9 – Procure por gêneros muito específicos

O Netflix organiza seus filmes em diversas categorias diferentes que não são exibidas diretamente para o usuário. Copie e cole este endereço:- http://www.netflix.com/WiAltGenre?agid= – e depois adicione um código deste documento para ver filmes de categorias como “drama baseado em literatura”, “dramalhões” ou “comédias sombrias”.

10 – Baixe aplicativos

Para melhorar ainda mais sua experiência de usuário no Netflix, conheça esses aplicativos.

  • Upflix: Fique sabendo de todas as atualizações no catálogo do Netflix.
  • Tomatoflix: Tenha informações sobre filmes e séries direto no navegador Google Chrome.
  • Netflix Rate: Extensão para Mozilla Firefox e Google Chrome leva as avaliações feitas nos sites IMDb e Rotten Tomatoe para a descrição dos filmes do serviço de streaming.
  • What is on Netflix: Exibe recomendações do IMDB e Rotten Tomatoes para escolher filmes.
  • JustWatch: Pesquise pelo filme desejado em vários serviços de streaming ao mesmo tempo.
  • Flix Plus: Extensão para Google Chrome que adiciona novas funcionalidades ao Netflix. Esconde possíveis spoilers e capítulos aleatórios de seriados, filmes duplicados e outros recursos.

E aí, gostou do nosso guia? Tem alguma dica útil, não deixe de nos indicar!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top