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Ciência e Tecnologia

Handle on Mobility é apresentado no Mobile World Congress 2015

Por meio de um aplicativo que planeja a viagem, o Handle on Mobility explora a integração das e-bikes para os viajantes e usuários comerciais com opções de transporte automotivo e público. E como ponto de partida para o experimento, a Ford desafiou seus funcionários em todo o mundo a apresentar projetos para e-bikes.

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Handle on Mobility é o mais novo experimento da Ford que está expandindo o seu plano global, o Ford Smart Mobility. O protótipo de bicicleta elétrica tem como objetivo promover a união de variadas soluções de transporte para uma locomoção conectada que promete ser mais eficiente, segura, saudável permitindo que o trajeto seja concluído com menos ansiedade e estresse.

Como se sabe, os problemas causados pelo excesso carros, congestionamento e longas distâncias ente trabalho e residência preocupam a administração das grandes cidades. Segundo a Comissão Europeia, o congestionamento existente na União Europeia custa cerca de € 100 bilhões (330 bilhões de reais aproximadamente) por ano. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido mostra que cada minuto adicionado a uma viagem afeta negativamente a ansiedade, felicidade e bem-estar geral da população.

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Diante do cenário atual de mobilidade no mundo, o projeto foi criado para estudar como bicicletas elétricas podem funcionar em sintonia com os carros e o transporte público para que se tenha uma mobilidade cotidiana mais rápida e prática que também facilite a operação das empresas nos centros urbanos.

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Sobre os protótipos

MoDe: Me e MoDe: Pro foram apresentados no Mobile World Congress 2015 e estão entre os melhores modelos de mais de 100 propostas. Ambas as e-bikes são equipadas com um motor de 200 watts com bateria de 9-amp-hora, que fornece energia para o pedal elétrico que auxilia em velocidades de até 25 km/h.

Os protótipos das e-bikes foram inspirados na indústria automotiva. Já em relação à tecnologia, por exemplo, traz um sensor de ultrassom voltado para trás que permite que um sistema de alerta avise o ciclista quando um veículo está ultrapassando, através da vibração dos guidões e também emite alertas aos motoristas da presença da e-bike, ativando luzes no guidão.

As e-bikes são dobráveis e cabem qualquer veículo e atendem às necessidades dos diferentes usuários, confira:

  • MoDe: Me E-Bike – construída com a ajuda da fabricante de bicicletas Dahon, é ideal para os viajantes urbanos se locomoverem nos congestionamentos das cidades. Ela é facilmente dobrada, permitindo que os passageiros possam estacionar nos arredores da cidade, levar a e-bike no transporte público e viajar para o centro e, em seguida, utilizar novamente a e-bike para chegar ao seu destino final.
  • MoDe: Pro E-bike – construída por uma equipe Ford, destina-se para uso comercial urbano, como correios, eletricistas e serviços de entrega. Ela é projetada para ser guardada com segurança em veículos comerciais, podendo atuar como veículo de apoio, e ser combinada com mais de uma e-bike.

Funcionamento das e-bikes

Por meio de um aplicativo que planeja a viagem, o Handle on Mobility explora a integração das e-bikes para os viajantes e usuários comerciais com opções de transporte automotivo e público. E como ponto de partida para o experimento, a Ford desafiou seus funcionários em todo o mundo a apresentar projetos para e-bikes.

Um exemplo de felicidade.

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