Connect with us

Blackberry

Hands-on: Blackberry Passport, o topo de linha com tela quadrada e teclado físico QWERTY

Confira nosso teste com o Blackberry Passport, a nova aposta da empresa canadense para voltar ao mercado de smartphones.

blackberry-passport-hands-on-showmetech-03

Desde o declínio da Blackberry, a empresa vem tentando se reestruturar e lançar produtos para concorrer diretamente com iPhone e dispositivos Android. A grande esperança da fabricante, o Blackberry Z10, não conseguiu conquistar os consumidores. Felizmente, a empresa canadense parece ter encontrado o rumo certo com o novo Blackberry Passport.

O novo smartphone espelha a estratégia e posicionamento da empresa para os próximos anos. Ao invés de tentar fazer aparelhos similares aos que existem hoje e dominam o mercado, a Blackberry está fortalecendo o que ela faz de melhor: foco na produtividade e segurança. E o Blackberry Passport não é nada parecido com o que há no mercado. Ele tem uma tela quadrada e teclado físico QWERTY.

Quando foi apresentado, ele recebeu muitas críticas negativas e não foi bem recebido. A verdade é que ainda há preconceito contra aparelhos Blackberry. Mas basta um breve uso do Passport para perceber que ele é um smartphone incrível!

futurecom-2014-showmetech-novidades-07

Um topo de linha de nicho

Antes, vale ressaltar que o Passport não vai concorrer diretamente com Galaxy S5, iPhone 6 ou qualquer outro aparelho topo de linha. Ele é um produto de nicho, que vai criar seu próprio mercado. O Passport foi feito especialmente para executivos que buscam aumentar a produtividade móvel sem ter que depender de um tablet ou notebook. Mas é relevante também pra quem produz muito conteúdo on-the-go, e não tem tempo para esperar chegar em um PC para escrever um texto ou e-mail.

Design elegante e inteligente

O design não deve agradar a todos, já que é muito diferente do que há hoje. Quem usou smartphones da Nokia, vai lembrar muito do E61i. O Passport é elegante e bem acabado, passa uma sensação de produto de luxo, premium. Resgata bem a época em que Blackberry era símbolo de status.

A bela tela quadrada de alta resolução é perfeita para visualizar páginas da web e para edição de documentos, textos, planilhas em ppt, algo que ainda é trabalhoso no iOS e Android. O teclado surpreende por ser muito prático e inovador, já que é físico mas ainda assim sensível ao toque, o que permite interações bem interessantes.

blackberry-passport-hands-on-showmetech-02

Hardware de ponta

O Blackberry Passport impressiona pelo seu hardware também. Ele possui tela IPS de 4,5 polegadas com resolução 1440 x 1440 (453 ppi), processador quad-core de 2,3 GHz Snapdragon 801, 32 GB de armazenamento interno com suporte para microSD de até 128 GB, 3 GB de RAM e câmera de 13 megapixels. O desempenho é excelente e as fotos são muito boas.

Ecossistema

Mesmo com tudo isso, ainda há um grande problema em usar um Blackberry. O ecossistema ainda com poucos aplicativos, se comparado ao Google Play e Apple App Store. Felizmente, o sistema Blackberry 10.3 já vem com a Amazon App Store, que injeta aproximadamente 200 mil aplicativos Android no ecossistema Blackberry. Não é suficiente para chegar nos números dos concorrentes, mas já é um grande avanço.

Preço e disponibilidade

De acordo com a empresa, o Blackberry Passport chega ao Brasil apenas no primeiro trimestre de 2015. O preço? Se levarmos em conta os recentes lançamentos, podemos esperar um preço razoavelmente alto para o melhor Blackberry, que pode ultrapassar a barreira dos R$ 3.000.

O Passport realmente impressiona: tela excelente, câmera decente, acabamento de primeira, inovador e uma proposta interessante e inexistente no mercado. Ele é o melhor Blackberry dos últimos tempos. Mesmo assim, não deverá colocar a empresa no topo dos rankings, mas talvez tenha um impacto importante no posicionamento e percepção da marca, resgatando parte do valor e prestígio dos dias de glória.

Já passou por engenharia aeroespacial, music business, publicidade e propaganda, marketing e hoje trabalha com business intelligence. Louco por tecnologia, comida, música e baladas.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top