Conecte-se conosco
Sony_xperia_z1_smt08

Android

Hands-on: Sony Xperia Z1, topo de linha à prova d’água com TV digital

Hands-on do Sony Xperia Z1. Veja as nossas primeiras impressões do novo topo de linha à prova d’água com TV digital.

xperia-Z1-water

Muitos fãs de Android aguardam ansiosamente, todos os anos, pela nova versão de Galaxy S da Samsung. Aclamado pelo seu hardware poderoso e recursos de software inovadores, o smartphone recebe críticas negativas apenas no quesito materiais e acabamento, com uso excessivo de plástico e interface (UI, skin) pesada que lembra versões mais antigas do sistema operacional do Google.

E se houvesse um smartphone Android mais potente ainda, com acabamento premium como o iPhone, interface mais bonita, câmera com o mesmo sensor de uma Cyber-shot e TV digital? Pois é, essa é exatamente a proposta do novo flagship da Sony Mobile, o Xperia Z1. Em poucos dias de teste, veja aqui nossas primeiras impressões com o novo topo de linha.

Quer concorrer a um Sony Xperia Z1? Então participe do nosso concurso cultural até 19 de dezembro.

Sony_xperia_z1_smt08  Sony_xperia_z1_smt09

Com processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2GHz, 2GB de RAM, tela de 5’’ Full HD, 4G e câmera de 20,7MP, o Xperia Z1 traz uma configuração de hardware quase imbatível no momento. Além disso, faz a alegria dos fãs de Android que exigem um acabamento premium, utilizando apenas superfícies de vidro e metal. O resultado disso é um smartphone elegante, potente e à prova d’água (IP55 e IP58). Mas a escolha de materiais caros tem seu preço: o Xperia Z1 pesa mais, custa mais e é maior que seu principal concorrente atualmente, o LG G2.

Comparação Xperia Z1 x LG G2

Sony_xperia_z1_smt03

O novo topo de linha da Sony talvez seja maior do que você espera, com bordas mais largas acima e abaixo da tela para acomodar os componentes de hardware. Mesmo assim, oferece experiência de manuseio similar a outros aparelhos com tela de 5’’. Ser maior e mais pesado que outros pode ser um incomodo, mas é facilmente perdoado por ter, talvez, o mais belo design de smartphone. Pode parecer paradoxal, mas apesar de ter vidro na frente e atrás, a estrutura metálica que une todo o conjunto confere uma sensação de robustez. Atenção leitores com TOC de limpeza: muito vidro atrai também marcas de dedo.

Sony_xperia_z1_smt02 Sony_xperia_z1_smt01 Sony_xperia_z1_smt07 Sony_xperia_z1_smt06

Quanto à performance, os futuros proprietários do Xperia Z1 não deverão se preocupar com isso por um bom tempo. Ele pode rodar facilmente qualquer jogo disponível para Android, bem como vários aplicativos ao mesmo tempo sem engasgar. Mesmo assim, a bateria de 3000mAh aguenta bem um dia de uso.

A interface customizada da Sony também ajuda a performance por ser simples e leve. Desde o Xperia ZQ, a fabricante japonesa tem optado pelo visual mais sóbrio e elegante, em contraste com a aparência colorida da LG e Samsung. Talvez por isso, não há vastos recursos de software como nos concorrentes coreanos.

A câmera é um diferencial. Com um grande sensor 1/2.3 de 20,7 megapixels de uma câmera compacta, o Xperia Z1 tira fotos acima da média. Além disso, possui recursos muito interessantes, como realidade aumentada, Info-eye (semelhante ao Google Goggles, que reconhece lugares e objetos), Timeshift (que tira uma sequência de fotos e permite a escolha da melhor) e Social Live, a função mais interessante, que permite streaming de vídeo ao vivo na timeline do Facebook. Mas será suficiente para enfrentar o Lumia 1020? Em breve, publicaremos uma comparação. Enquanto isso, veja alguns exemplos abaixo.

Sony_xperia_z1_foto_smt04 Sony_xperia_z1_foto_smt03

Sony_xperia_z1_foto_smt02 Sony_xperia_z1_foto_smt01

Então, quais são nossas primeiras impressões? O Sony Xperia Z1 é certamente um dos smartphone mais belos que já avaliamos. Ele impressiona pela qualidade do acabamento, escolha dos materiais e robustez. Ele é mais caro que o preço atual do Galaxy S4 e o recém-lançado LG G2, porém traz acabamento premium, é à prova d’água, possui uma câmera com funções interessantes e tem TV digital. É claro que tudo isso tem um preço além do valor na loja, como as dimensões e peso. Apesar da interface bonita, a Sony poderia incluir mais recursos de software. Mesmo assim, o Xperia Z1 tem nos impressionado e mostra uma grande evolução nos smartphones da empresa. Com certeza, uma ótima opção de topo de linha que vai dificultar muito a vida de Samsung e LG.

O Xperia Z1 está disponível nas redes de varejo, operadoras e na Sony Store.

[Update: 27/11/2013]

Para ler o review completo do Xperia Z1 clique aqui.

Especificações completas:

Xperia Z1 (C6943)
REDES 2G, 3G, 4G/LTE
SIM Micro-SIM
DIMENSÕES 144 x 74 x 8.5 mm
PESO 170g
DURABILIDADE IP55/58, resistente à poeira e água
TELA 5 polegadas TFT LCD, com 16 milhões de cores, Triluminos, X-Reality Engine
PROTEÇÃO Vidro resistente à riscos, película protetora
ARMAZENAMENTO 16GB interno e suporte a microSD até 64GB
MEMÓRIA RAM 2 GB
CONECTIVIDADE Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot, Bluetooth v4.0 com A2DP, ANT+, NFC, entrada microUSB v2.0 (MHL), USB On-the-go
RÁDIO Stereo FM radio com RDS
CÂMERAS Primária: 20.7 MP, autofocus, LED flash, sensor 1/2.3”, geo-tagging, [email protected]; Secundária: 2 MP, [email protected]
SISTEMA OPERACIONAL Android OS, v4.2 (Jelly Bean)
CHIPSET Qualcomm MSM8974 Snapdragon 800
CPU Quad-core 2.2 GHz, Krait 400
GPU Adreno 330
CORES Preto, Branco (ainda não disponível)
BATERIA Li-Ion 3000 mAh

 

Já passou por engenharia aeroespacial, music business, publicidade e propaganda, marketing e hoje trabalha com business intelligence. Louco por tecnologia, comida, música e baladas.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top