Conecte-se conosco
The HARPS measurement reveal the presence of three planets with masses between 10 and 18 Earth masses around HD 69830, a rather normal star slightly less massive than the Sun. The planets' mean distance are 0.08, 0.19, and 0.63 the mean distance between the Earth and the Sun. From previous observations, it seems that there exists also an asteroid belt, whose location is unknown. It could either lie between the two outermost planets, or farther from its parent star than 0.8 the mean Earth-Sun distance.

Ciência e Tecnologia

HD 131399Ab: Astrônomos descobrem planeta com 3 sóis

Localizado a 340 anos-luz da Terra, o HD 131399Ab possui um tipo de sistema bastante raro no nosso universo

Concepção artística do HD 131399Ab

Muitas descobertas científicas ratificam eventos e situações narrados na ficção. Um pouco mais raro, no entanto, é quando um uma descoberta se revela mais incrível que a própria imaginação humana. A maioria dos leitores deve conhecer Tatooine, planeta natal da família Skywalker, que tem dois sóis brilhantes em seu horizonte. Esse mundo fictício não parece tão impressionante se comparado ao HD 131399Ab, estranho planeta com 3 sóis localizado em um sistema solar distante do nosso.

A descoberta foi anunciada nesta quinta-feira (7) em estudo publicado na revista científica americana “Science“. Segundo a equipe de astrônomos da Universidade de Arizona, os sistemas solares binários (com dois sóis) são relativamente comuns no universo, ao contrário dos que têm três ou mais sóis, como o caso do HD 131399Ab. O planeta está localizado a cerca de 340 anos-luz da Terra, na constelação Centaurus.

Órbita do HD 131399Ab com seus três sóis

Os cientistas acreditam que se trata de um corpo cósmico relativamente jovem, de cerca de 16 milhões de anos, o que faz do HD 131399Ab um dos planetas mais jovens descoberto fora do nosso sistema solar. Também calculam que sua massa é quatro vezes maior que a de Júpiter e que a luz do dia é quase constante. “Imaginem isso: um planeta onde ou a luz do dia é constante ou há três amanheceres e entardeceres por dia, dependendo da estação, que neste caso dura mais que uma vida humana“, afirma Kevin Wagner, um dos responsáveis pela descoberta.

Isso ocorre porque conforme o HD 131399Ab orbita e as estrelas se distanciam, elas chegam a um ponto onde o entardecer de uma coincide com o amanhecer da outra. Este fenômeno dura aproximadamente um quarto da órbita do planeta, ou cerca de 140 anos terrestres. A equipe de astrônomos descobriu o HD 131399Ab com o instrumento Sphere do telescópio do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.