Connect with us

Ciência e Tecnologia

Engenheiros criaram plataformas que flutuam estáveis mesmo em mar agitado

Engenheiros austríacos criaram o Heliofloat, plataformas que flutuam estáveis mesmo no mar agitado. A solução usada por eles é bem simples, confira.

Heliofloat

Os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície terrestre, a quantidade de terra firme que temos disponível não passa de 30%, então nada melhor do que tentar explorar esse vasto território azul, não é mesmo? Cientistas e engenheiros já imaginam grandes “fazendas solares” para geração de energia, dessalinizadores de água e até residencias flutuantes.

O problema é que os oceanos não são os lugares mais calmos do mundo. Ondas, grandes tempestades e agitações no mar têm força suficiente para virar grandes navios e embarcações, imagine um plataforma flutuante. Se duvida da força do mar, veja este vídeo:

E este:

Ciente da força tremenda das águas revoltas, a equipe do professor Markus Haider, da Universidade Tecnológica de Viena, na Áustria, conseguiu manter grandes plataformas estáveis na água, mesmo mesmo em mar agitado, e a solução pra isso é incrivelmente simples.

Os engenheiros criaram unidades de flutuação, batizadas de Heliofloat, que são parecidas com barris de grande diâmetro feitos com material macio e flexível que funcionam como amortecedores de ondas.

heliofloat-renders

O que faz com que os heliofloats sejam eficientes é que em vez de serem fechados para boiar, são abertos abertos em uma extremidade e colocados na água de boca para baixo. Assim o ar preso dentro dos barris fica em contato direto com a água abaixo, fazendo com que ele funcione como um amortecedor de choque. As paredes laterais também são flexíveis para absorver pequenas forças horizontais.

Alguns usos do heliofloat

casa-na-agua

Inicialmente, o Heliofloat será usado para criar plataformas de energia solar nos oceanos, entretanto, a tecnologia se mostrou capaz de manter fazendas solares do tamanho de campos de futebol podem ser mantidas estáveis. 

Pensando nisso a equipe pretende testar outras aplicações para os flutuadores, como plantas de dessalinização da água, extração de biomassa marinha, parques aquáticos e até construção de residências flutuantes. Você moraria em uma casa em alto mar?

Veja um vídeo-teste da plataforma em ação:

Fonte: heliofloat, IT

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top