Conecte-se conosco
Holoportation

Ciência e Tecnologia

Holoportation: tecnologia permite o teletransporte através de hologramas

O Holoportation é uma nova tecnologia da Microsoft que permite o teletransporte de pessoas com uso de captura de modelos 3D, HoloLens e várias câmeras 3D

Holoportation

Hologramas e teletransporte são dois itens criados pela ficção científica que são o sonho de qualquer pessoas, agora imagine unir os dois. Através desse conceito, a Microsoft Research apresentou ao mundo sua nova tecnologia batizada de holoportation, que permite projetar hologramas de pessoas através de seu dispositivo de realidade mista HoloLens e com uso de câmeras de 3D.

De acordo com a descrição da página de apresentação da tecnologiaholoportation é um novo tipo de tecnologia de captura 3D que permite que modelos em alta qualidade de pessoas em 3D sejam reconstruídos, comprimidos e transmitidos para qualquer lugar do mundo em tempo real.

Quando combinada com o HoloLens, esta tecnologia permite aos usuários ver, ouvir e interagir com os participantes remotos em 3D como se estivessem realmente presentes no mesmo espaço físico, assim como nos hologramas de Star Wars. Veja o vídeo:

Incrível, não?

Incrível, não é?

Apesar da tecnologia ser bastante nova, já mostra certo amadurecimento. Os hologramas são bem reproduzidos, e deixam passar despercebidas as falhas e bugs que ainda ocorrem por conta do fascínio que é ver tudo isso.

O problema, no entanto, é que mesmo que você possua um HoloLens, o teletransporte holográfico necessita de um punhado de câmeras 3D instaladas no ambiente para capturar a pessoas a ser teletransportada em todos os ângulos.

Por enquanto, toda essa parafernália é necessária

Por enquanto, toda essa parafernália é necessária

Além de possibilitar uma comunicação interativa de longa distância, o holoporte (em português fica assim, certo?) pode ser gravado para ser reproduzido novamente, podendo ser redimensionado e visto de diversos ângulos pelo espectador.

É interessante pensar que no futuro a Microsoft possa passar a utilizar o Kinect e câmeras de smartphones para reproduzir a tecnologia e torná-la mais acessível. As conferências em vídeo via Skype se tornarão coisa do passado, e poderemos interagir entre si com nossos hologramas.

Talvez George Lucas já imaginasse que isso seria possível um dia quando colocou a princesa Leia dentro do R2-D2 lá em 1977. Lá, o primeiro passo foi dado, agora estamos vivenciando isso, então, bem vindos ao futuro, onde hologramas e tênis que se amaram sozinhos já são realidade.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top