Conecte-se conosco
smt-hubble25th-capa

Ciência e Tecnologia

Humanidade de óculos: Documentário celebra os 25 anos do lançamento do telescópio Hubble

Documentário de média-metragem produzido pelo canal de vídeos PBS NOVA homenageia o aniversário de 25 anos do início das atividades do Hubble

smt-hubble25th-capa

NASA lançou medalhas em 3D para celebrar o 25º aniversário Telescópio Espacial Hubble

Uma das passagens mais marcantes de Campo Geral (Manuelzão e Miguilim), monumental obra de Guimarães Rosa, narra o momento em que o personagem Miguilim, após colocar óculos, passa a ver o mundo de outra maneira. Seu velho mundo ganha uma nova visão, mais nítida. É a simbologia do crescimento, o que constitui um ritual de passagem. Enxergar mais nitidamente o mundo significa entrar para a fase adulta, sair da infância.

A belíssima passagem de Rosa sobre a redescoberta do universo serve perfeitamente de metáfora para descrever o que o Telescópio Espacial Hubble teve para a humanidade. Há 25 anos, a NASA iniciou uma das experiências mais ambiciosas da história da astronomia que mudou para sempre nossa compreensão do cosmos e o nosso lugar nele.

O telescópio ajudou os astrônomos a identificar a idade do universo, revelou o local do nascimento de estrelas e planetas, avançando nossa compreensão da matéria escura e da expansão cósmica, além de descobrir buracos negros escondidos no centro das galáxias. Por mais de uma geração, imagens impressionantes do Hubble trouxeram a beleza dos céus para milhões de seres humanos, revelando um universo mais rico e mais maravilhoso do que imaginávamos.

smt-hubble_in_orbit1

Telescópio Espacial Hubble em uma “selfie” na órbita terrestre

Mas a história deste marco da astronomia não é feita apenas de descobertas, mas também de muito trabalho. Quando o Hubble enviou primeiras imagens de volta à Terra, parecia que todo o projeto tinha sido enorme fracasso; uma falha na engenharia de suas lentes tinha transformado o telescópio de bilhões de dólares em um fiasco. Coube a 5 heroicos astronautas, em uma ousada missão, devolver o Hubble para a vanguarda da ciência.

Em homenagem ao aniversário do início das atividades do Hubble, o canal de vídeos PBS NOVA produziu um documentário de média-metragem sobre a história do Hubble. O NOVA ouviu cientistas e engenheiros da linha de frente do projeto que revelaram detalhes de bastidores deste notável telescópio, que desde seu lançamento, tem ajudado a humanidade a sair da sua “infância cósmica“.

O documentário tem 55 minutos de duração e está em inglês (sem legenda em português), o que não deve ser um grande empecilho para compreender e entender sua história. Não deixem de assistir (vídeo abaixo) e ver como uma pequena mudança na forma de olhar pode significar a compreensão do que somos. Também é possível ver muitas das milhares imagens do Hubble acessado sua página oficial. Lá você também encontra um espaço especial dedicado ao 25º aniversário.

Fonte: PBS NOVA.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top