Connect with us
O supercomputador Watson da IBM

Ciência e Tecnologia

IBM libera acesso ao supercomputador Watson para desenvolvedores

IBM libera acesso de desenvolvedores ao supercomputador Watson através de APIs

O supercomputador Watson da IBM

O supercomputador Watson da IBM

Lembra do Watson, aquele supercomputador da IBM que, há alguns anos, humilhou os campeões do jogo de perguntas e respostas Jeopardy? Pois agora qualquer desenvolvedor poderá acessar as funções de processamento de linguagem natural utilizando as APIs liberadas pela empresa a desenvolvedores, através do Watson Developer Cloud.

O computador ficou famoso no mundo inteiro ao vencer de lavada os campeões do jogo de perguntas e respostas americano Jeopardy em 2011,  levando o prêmio de 1 milhão de dólares para “casa” (ou pro escritório da IBM). O fato mais marcante sobre o computador é que ele venceu o jogo sem qualquer controle humano após a programação inicial, conseguindo as respostas para as perguntas utilizando o sistema de processamento de linguagem natural desenvolvido pela IBM e uma base de dados gigantesca, que incluía até o conteúdo completo da Wikipedia.

Pode parecer simples vencer um jogo de perguntas e respostas podendo consultar fontes tão amplas assim, mas o processamento de linguagem natural humana por computadores é um dos maiores desafios atuais da computação. Nós entendemos, por exemplo, quando a palavra “casa” significa lar e quando “casa” significa o verbo casar. Para computadores, no entanto, a história é bem diferente. Exatamente por isso que o sucesso do Watson rodou o mundo.

Segundo a IBM, os desenvolvedores poderão contatar a empresa para solicitar o acesso ao serviço e enviar perguntas ao Watson através de simples requisições, que serão processadas pelo software e hardware da empresa, e retornarão a resposta em pouco tempo.

Para saber mais sobre o computador, visite o artigo na Wikipedia.

A Siri, da Apple, ainda não se pronunciou sobre o Watson.

Fonte: The Verge

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top