Conecte-se conosco
icloud-google-cloud-platform

Aplicativos

iCloud usará plataforma Google Cloud para alguns serviços

iCloud da Apple começará a ser migrado para plataforma Cloud da Google após o fechamento de um acordo milionário entre as empresas rivais.

icloud-google-cloud-platform

iCloud da Apple começará a utilizar plataforma Cloud da Google.

Após conseguir um ótimo acordo com a Spotify na semana, a Google acaba de adquirir um cliente de peso – a Apple.

O acordo multi-milionário entre as empresas vem em um momento em que a Apple tem buscado alternativas para baratear o custo de armazenamento do iCloud, tendo em vista que o backup de fotos e vídeos tem crescido exponencialmente.

A Google por sua vez, tem feito um grande esforço para se tornar uma opção para grandes empresas que operam na nuvem e não só para desenvolvedores que buscam um ambiente barato para testar suas soluções.

Segundo fontes da CRN, a Apple buscou o acordo com a Google para tirar parte de sua infraestrutura do ambiente Azure da Microsoft e Amazon Web Services, o valor do acordo no entanto ainda não foi confirmado, porém é estimado em torno de $400 a $600 milhões de dólares.

iCloud é uma solução híbrida bem cara

Hoje para a Apple o iCloud é uma plataforma híbrida bem cara de se gerenciar, não só devido à quantidade diária de dados, mas também por sua infraestrutura descentralizada, pois parte dos serviços utilizam Microsoft Azure, outra parte usa Amazon Web Services e uma grande parcela ainda usa parte da infraestrutura de datacenters da Apple. Tudo isso para manter o backup dos seus clientes em dia.

Fazendo uma estimativa bem baixa, a Apple demorará no mínimo 1 ano para migrar a maior parcela do seu serviço para a Google Cloud Plataform. Com esta migração os custos de manutenção e operação do iCloud tendem a cair, e isso com certeza se refletirá no preço pago pelos usuários para manter seus dados guardados.

Do ponto de vista da Google, este acordo mostra a estratégia agressiva da empresa para se posicionar como uma grande fornecedora de Cloud.

E no final, mesmo empresas que são consideradas rivais em vários campos, fecham parcerias lucrativas.

Fonte: Engadget

Nerd e profissional de TI desde que se entende por gente. Gosta de cultura geek e adora escrever sobre tudo um pouco.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top