Conecte-se conosco
starwars-capa

CULTURA GEEK

Entre no universo de Star Wars pelo laboratório secreto de realidade virtual da ILM

O ILMxLab é o laboratório de realidade virtual da ILM e sua missão é criar o futuro do entretenimento, usando realidade virtual, e melhor, com Star Wars.

ILMxLab

ILMxLab é o laboratório de realidade virtual da Industrial Light & Magic, uma empresa de efeitos especiais para filmes,  várias vezes vencedora do Oscar de melhores efeitos visuais e fundada por George Lucas. Criado em junho de 2015, como uma divisão da LucasFilm, sua missão é criar o futuro do entretenimento, usando realidade virtual, e para nossa alegria, eles estão começando a fazer isso usando o melhor tema possível: Star Wars.

E não seria pra menos, a ILM é a empresa responsável pelos efeitos especiais de Star Wars e de grandes filmes da ficção científica como a trilogia “De volta para o Futuro”“Exterminador do Futuro”, além dos lindos efeitos especiais de Homem-Formiga (2015).

ILMxLab - A ILM foi responsável pelos efeitos especiais de Homem-Fomiga, filme da Marvel de 2015

A ILM foi responsável pelos efeitos especiais de Homem-Fomiga, filme da Marvel de 2015

O site americano The Verge fez uma visita ao laboratório, e gravou imagens impressionantes sobre estas novas tecnologias. Através delas, somos transportados para Tatooine juntos com Bryan Bishop, que fez a visita ao laboratório secreto da ILM.

O repórter tem um encontro com os dróides C3PO e R2-D2, numa espécie de ambiente holográfico em 3 dimensões. São apenas dois telões em um ângulo de 90 graus, mas com a ajuda de um óculos especial, levam à uma realidade virtual totalmente imersiva. O xLab também é o lugar para cineastas testarem tecnologias que ainda não foram usadas no cinema e, claro, criarem efeitos totalmente novos.

Um dos responsáveis pelo ILMxLab é John Gaeta, diretor criativo do laboratório e criador do “Bullet Time”, efeito de super câmera lenta criado por ele para os irmãos Wachowski e apresentado ao mundo em 1999 no filme Matrix. O efeito causou um espanto e uma tremenda revolução nos cinemas, sendo amplamente copiado em filmes e jogos até hoje, e se tornou marca registrada de Matrix e Gaeta, um dos maiores jedi dos efeitos especiais.

No vídeo também podemos sentir um gostinho de como será a experiência de pilotar uma X-Wing, AT-AT ou mesmo uma Millenium Falcon no vindouro parque temático de Star Wars que será construído na Disney. Usando iPads, com dispositivos especiais, que se assemelham a um Kinect, Oculus Rift e outros equipamentos, o time do xLab está preparando várias aplicações para que os fãs de Star Wars possam mergulhar no universo mágico criado por George Lucas.

Abaixo você vê a reportagem completa, descobrindo tudo que nos aguarda. E não tem nada de “Muito, muito distante…” por aqui:

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top