Conecte-se conosco
smt-POP-caput

Geral

Imagem é tudo: Instagram e Pinterest dobram o número de usuários no último triênio

Instagram e Pinterest dobram o número de usuários no último triênio. Pesquisa da Pew Research indica também a estagnação no Facebbok e queda no Linkedln

smt-POP-capa

É imputado ao filósofo e pensador chinês Confúcio a frase: “uma imagem vale mais que mil palavras“. Em tempos de rede social, a frase parece fazer cada vez mais sentido, se levarmos em conta que o Instagram e Pinterest quase dobraram o número de usuários entre 2012 e 2015. De acordo com um novo estudo realizado pela Pew Research Center, uma think tank sediada em Washington DC.

A pesquisa acompanhou um grupo de 1.907 adultos para aprender sobre seus hábitos nas redes sociais. Entre as principais descobertas, verificou-se que 31% dos usuários agora usam Pinterest, contra apenas 15% há três anos. Em relação ao Instagram, os usuários atuais chegam a 28%, sendo que em 2012 o índice era de 13%.

smt-POP-P1

Twitter também apresentou um crescimento significativo (um pouco menor do que InstagramPinterest), passando de 16% em 2012 para 23% atualmente. Entre as rede sociais contempladas no estudo, o LinkedIn foi a única rede social que viu sua base de usuários diminuir nos últimos anos, passando de 28% em 2014 para 25% em 2015.

O Facebook, é claro, continua sendo de longe a plataforma mais utilizada entre as mídias sociais. Segundo o estudo, 72% dos entrevistados são usuários regulares do serviço. Entretanto, há sinais de que o surto de crescimento pode estar estagnando, já que esse número significa um aumento de apenas 5% em relação aos índices de 2012 (67%).

smt-POP-P2

A estimativa vai ao encontro com as próprias estatísticas de usuários feita internamente pelo Facebook. Nos últimos trimestres, os números vem indicando uma desaceleração no crescimento de usuários nos EUA. Ainda assim, a base de usuários do Facebook é de 1,49 bilhão, várias vezes maior do que qualquer outra plataforma de mídia social. 

Os usuários do Facebook também tendem a ter o maior engajamento, 70% dos usuários do Facebook usam o serviço diariamente, seguido pelo Instagram (59%) e Twitter (21%). O estudo da Pew Research também revelou que os entrevistados cada vez mais usam serviços de mensagens como o do WhatsApp ou Apple iMessage, ao invés de serviços de mensagens de texto tradicional, como SMS. Os número indicam que 49% dos proprietários de smartphones com idades entre 18 e 29 anos usam prioritariamente aplicativos de mensagens.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top