Conecte-se conosco
Primeiro mapa radioativo de uma supernova mostra radioatividade da estrela em azul / NASA/JPL

Ciência e Tecnologia

Imagem mostra radioatividade numa supernova

A forma como uma estrela explode em supernova, um dos grandes mistérios da astronomia, está sendo esclarecido por estudos feitos pela Nasa.

Primeiro mapa radioativo de uma supernova mostra radioatividade da estrela em azul / NASA/JPL

A forma como uma estrela explode em supernova, um dos grandes mistérios da astronomia, está sendo esclarecido por estudos feitos a partir do observatório NuSTAR (Nuclear Spectroscopic Telescope Array), da Nasa (Agência Espacial Americana).

O observatório de alta energia raio X criou o primeiro mapa de material radioativo em um fragmento de supernova. Os resultados revelam como ondas da explosão provavelmente destroem grandes quantidades de estrelas que estão morrendo.

“Estrelas são bolas esféricas de gás, então você deve pensar que quando suas vidas acabam e elas explodem, aquela explosão se pareceria como uma bola uniforme se expandindo com grande força”, disse Fiona Harrison, a principal investigadora do NuStar no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

O primeiro mapa de um fragmento de uma supernova feito pela Nasa tem coloração azul nas áreas em que existe material radioativo. Os últimos estudos mostram fortemente que a explosão se espalha, o que permite que a estrela possa se separar de suas camadas externas.

notícias importantes sobre tecnologia publicadas pelo portal de internet do Grupo Bandeirantes.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top