Conecte-se conosco
printer5

Ciência e Tecnologia

Imprimindo o Futuro: Empresa Chinesa produz casas com ajuda de impressora 3D

Empresa chinesa cria impressora 3D gigante, capaz de produzir uma casa de 230 metros quadrados em apenas 1 dia.

printer5

Que as impressoras 3D vieram para ficar, a gente já sabe. Essas prodigiosas “mini fábricas” caseiras, onde o usuário cria(ou copia) objetos em seu computador, são responsáveis pela fabricação de maquetes, peças de reposição, objetos de decoração, projetos de design e, agora… casas.

Antes limitado à produção de pequenos objetos, utilizando uma pequena quantidade de materiais (plásticos, nylon, silicones, metais e alguns ingredientes culinários), o conceito de impressora 3D foi expandido por uma empresa Chinesa de construção civil, permitindo que elas sejam usadas na fabricação de casas pré-projetadas. Uma gigantesca impressora aplica uma mistura de cimento e material de construção reciclado, camada por camada, até atingir a altura planejada, formando as estruturas necessárias para construção da casa.

Usando computador e software de modelagem 3D, os desenhos do edifício também podem levar em conta adições como materiais de isolamento, encanamento, revestimento elétrico e janelas, todos facilmente equipados, uma vez que o resto da estrutura é sólida e firme. Importante se faz ressaltar o caráter ecológico da tecnologia. Afinal, o material de impressão é reciclado de resíduos de construção, resíduos industriais e rejeitos.

printer1

Com o sucesso da empreitada, a empresa planeja construir 100 fábricas de reciclagem no país, para coletar e transformar os resíduos em materiais para impressão em 3D, através de um tratamento especial, processamento e tecnologia de separação. “Não vai haver qualquer resíduo da construção de novos edifícios.” disse o CEO da empresa, Winsun Ma YIHE. Winsun espera que a tecnologia de construção por impressão 3D resulte em economia de custos na ordem de 50% sobre o valor total das obras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por questões de segredo industrial, o processo completo não é divulgado pela empresa. Mas seus criadores afirmam a impressora pode produzir uma casa de 230 metros quadrados em apenas 1 dia.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top