Connect with us

Android

Review: Ingress – O jogo do Google

Confira a review do jogo Ingress!

Ingress é jogo de realidade aumentada onde o mapa é o mundo todo (Foto: Divulgação)

Ingress é jogo de realidade aumentada onde o mapa é o mundo todo (Foto: Divulgação)

Ingress é um jogo de realidade aumentada mantido pelo Google, disponível nas plataformas Android e iOS. Provavelmente este seja o primeiro jogo de realidade aumentada lançado em grande escala. Confira algumas dicas para iniciar este game diferente e viciante.

O que é preciso?

Para jogar Ingress você precisa ter um dispositivo Android ou iOS com acesso móvel à Internet e GPS. Jogar dependendo do WiFi é quase impossível, pois os elementos do jogo, com os quais você precisa interagir, podem estar em qualquer lugar, desde uma praça no centro da cidade até uma ilha alguns quilômetros distante do litoral. 

Enredo

Uma substância misteriosa e invisível foi detectada por cientistas europeus. Um dos pesquisadores descobre que os sensores de seu smartphone são capazes de detectar tal matéria estranha e cria um aplicativo que lhe permite visualizar a localização de tal matéria na tela do celular. Com o intuito de tornar a descoberta pública, para que a humanidade decida como quer reagir em relação a isso, o aplicativo é liberado para que mais pessoas possam utilizá-lo. Após um tempo, os pesquisadores verificaram que essa matéria possui a capacidade de provocar alterações na forma como a humanidade pensa, a princípio nos tornando mais criativos.

Facções:

  • Resistência (The Resistance): parte das pessoas acredita que essa substância representa um perigo para a humanidade, pois estas alterações na forma de pensar podem ser a maneira como a substância está tentando dominar o mundo. Esta é a facção azul.
  • Iluminados (The Enlightened): outros acreditam que as alterações são benéficas e podem promover uma evolução da espécie para uma humanidade mais artística. A cor deste time é verde.

Pontuação

No jogo existe a pontuação do jogador e a do time. Para o jogador todas e qualquer atividade que ele realizar conta pontos. Para subir até o nível 8 basta acumular mais pontos. Do nível 9 até o 16 além de pontos é preciso conquistar medalhas de prata, ouro, platina ou black, que são conquistadas de acordo com as atividades realizadas. As quantidades necessárias variam de acordo com o nível.

Medalhas necessárias para subir de nível

Medalhas necessárias para subir de nível

Para os times a pontuação ocorre por ciclos que duram 175 horas. Ao final de um ciclo a pontuação é zerada. O objetivo do jogo é ganhar os ciclos. A contagem da pontuação é feita em 35 checkpoints que ocorrem a cada 5 horas. O que conta pontos é a cobertura de MU (Mind Units) dos fields existentes no exato momento do checkpoint. As MUs são uma contagem aproximada da quantidade de pessoas que existem dentro do field, ou seja, um field pequeno em um local com maior densidade demográfica pode contar mais pontos do que um field grande em um local ermo. 

Ciclo com checkpoints

Ciclo com checkpoints

Portais:

A regra do que pode ser um portal não é simples e nem muito clara. A definição mais abrangente e curta pode ser “manifestação cultural”. Essa descrição serve para quase tudo, de monumentos e prédios históricos à igrejas e grafites de muro. Só não valem instalações temporárias. Novos portais podem ser submetidos pelos jogadores, bastando tirar uma foto, indicar a localização correta e incluir uma breve descrição, tudo direto por dentro do scanner mesmo. Os portais podem ter 3 cores: Cinza (neutro), Azul (Resistência) ou Verde (Iluminados). A força dos resonators decai automaticamente 15% ao dia então é preciso recarregar com frequência.

Links e Fields

Para criar um link entre dois portais é preciso ter a chave do portal de destino e ambos devem ser da mesma facção e ter todos os 8 resonators. A distância que um link pode ser feito depende da força do portal de origem e não pode existir outro link no caminho, pois um link nunca cruza outro link. Para conseguir a chave é preciso fazer um Hack no portal e só é possível fazê-lo quando o portal está dentro do seu range. Ao criar uma triangulação de links entre 3 portais um field é criado e a área dentro dele fica colorida, dependendo de qual facção é o field. Ter a chave também permite que os resonators sejam recarregados remotamente, sem precisar ir até o portal. Abaixo, na área verde existem fields dos iluminados, na área cinza não existem fields.

Tela do intel com vários fields

Tela do intel com vários fields

Hack

No hack além de conseguir as chaves do portal é possível conseguir resonators, armas e MOD. Para receber itens extras você pode ativar um minigame durante o hack. Quando for hackear, fique pressionando o botão de hack por alguns segundos e abrirá uma tela exibindo algumas figuras. Repita as figuras de forma correta e na mesma ordem exibida antes do tempo acabar, e ganhe itens extras.

ingressGlyph

MOD

Para melhorar o desempenho do portal é permitido instalar alguns modificadores nele. Um mesmo jogador pode instalar no máximo 2 MODs e cada portal aceita no máximo 4. Não é permitido substituir um MOD, então verifique a real necessidade antes de instalar.

  • Portal Shield

Campo de proteção do portal, também chamado de escudo. Ajuda a proteger o portal de ataques inimigos. Cria uma proteção no portal diminuindo o dano que ele sofre ao ser atacado. Quanto mais raro for, maior a resistência dele. Disponível como: common (comum), rare (raro), very rare (muito raro) e AXA (ainda mais raro).

  • Turret

Quando um portal é atacado ele faz um contra-ataque. Este MOD aumenta a frequência com que o portal efetua o contra-ataque. Disponível apenas na versão rare (raro).

  • Force Amp

Este item aumenta a força do contra-ataque do portal. Combinado com o Turret enfraquece o inimigo muito mais rápido. Disponível apenas na versão rare (raro).

  • Link Amp

Ao instalar este MOD a distância que um link pode ser criado é aumentada. Essa distância pode variar de acordo com a força do portal. Disponível como: rare (raro) e very rare (muito raro). A versão very rare só é obtida com passcodes especiais liberados em eventos do jogo.

  • Heat Sink

Existe um tempo mínimo que deve ser aguardado entre fazer um hack e outro no mesmo portal. O tempo padrão é de 5 minutos. Ao instalar um HeatSink este tempo diminui. O quanto irá diminuir depende do tipo. Disponível como: common (comum), rare (raro) e very rare (muito raro).

  • Multi Hack

Cada portal permite apenas 4 hacks a cada período de 4 horas, após isso ele entra em modo Burnout (superaquecimento). Este item aumenta a quantidade de hacks antes do Burnout. Quanto mais raro mais hacks serão permitidos. Disponível como: common (comum), rare (raro) e very rare (muito raro).

 

Armas:

  • XMP Burster

São armas de ataque aos portais. Quanto maior o level do XMP maior a sua potência de ataque. A potência de ataque vai diminuindo à medida que a onda de choque se afasta do ponto de explosão. Para melhorar o rendimento se posicione o mais perto possível dos resonators mais fortes do portal ou o mais próximo possível do centro para arrancar os MODs instalados no portal atacado.

  • Ultra Strike

São armas de ataque localizado. Possuem uma grande potência mas um curtíssimo alcance. O cursor do usuário precisa estar exatamente acima de um resonator ou do próprio portal para que o ataque tenha algum efeito.

  • ADA Refactor

Item que converte portais iluminados (Verdes) em portais da resistência (Azuis). Qualquer jogador pode utilizar este item, independente à qual facção pertença. Se um iluminado utilizar todos os resos e MODs do portal passam a pertencer a “_ADA_”. Se for alguém da resistência, o jogador que utilizou passa a ser o dono dos itens. O custo em energia do usuário (XM) varia de acordo com o level do portal.

  • Jarvis Virus

Tem um comportamento contrário ao ADA. Transforma portais azuis em verdes. Se um usuário da resistência utilizar todos os resonators e MODs passam a pertencer a “_JARVIS_”. Se for um iluminado, o jogador que utilizou passa a ser o dono dos itens. Assim como o ADA, o custo para o uso varia de acordo com o level do portal.

Jogabilidade:

Para tomar um portal para sua facção é necessário fazer deploy de itens de energia no portal chamados de resonators ou resos. Os resonatores variam dos níveis 1 até 8, sendo os de mais alto nível mais difíceis de serem derrubados. Cada portal aceita no máximo 8 resonators. Existem algumas limitações para estes deploys, quanto maior o nível do item menor a quantidade que um mesmo jogador pode fazer deploy num mesmo portal. Esse é um dos motivos do porque é pouco produtivo jogar sem socializar com os demais jogadores de sua região. Cada usuário pode colocar somente um resonator L8 em cada portal, portanto, para tornar um portal realmente forte, é necessário que vários jogadores também coloquem seus resonators L8.

Scanner:

Escolha o seu lado nesta luta e ajude a combater ou defender a XM (Exotic Mater). A jogabilidade é idêntica para os dois times. Um diferencial deste jogo é que, apesar de ser um game em time, não ocorre interação direta entre os jogadores. Toda a interação do jogo é através dos portais. Para chegar aos portais o jogador precisa literalmente ir à rua. Alguns caminham, outros pedalam, patinam, correm e até usam motocicletas ou carros, mas o deslocamento é parte fundamental do jogo. Só é possível interagir com elementos do jogo que estiverem dentro do range, que é o círculo laranja que pode ser visto na imagem abaixo. Você pode até usar o scanner como uma espécie de GPS com funções limitadas.

Scanner

Scanner

  1. Agent Info: O nível atual do jogador é indicado pelo número ao centro do octógono. Seu AP é mostrado em torno do seu nível, no octógno. À medida que você vai ganhando AP, o contorno vai sendo preenchido. Toque para ver detalhes sobre o seu desempenho.
  2. Medidor de energia: XM permite que você execute ações (por exemplo: atacar um Portal ou criar um link). Caminhe em locais abertos para reunir XM, que são os pontos brancos espalhados pelo mapa.
  3. OPS menu: Toque em OPS para acessar seu inventário de itens, detalhamento do placar mundial e regional, missões de treinamento e outras configurações.
  4. Portal: Um ponto onde a energia XM fica concentrada. Fornece itens quando hackeado e serve como ponta ao criar um link entre dois portais. Crie uma triangulação de links entre 3 portais para formar um field.
  5. Posição do jogador e range de atuação: Sua posição é indicada por uma seta que fica bem no centro de um círculo laranja. Este círculo indica a área onde você pode interagir com os elementos do jogo.
  6. COMM: Espécie de chat interno do jogo. Na barra superior é possível selecionar qual o range de localização das mensagens exibidas. Existem 3 guias nesta tela.

COMM com range configurado para 5km

  • All: Todas as interações do jogo que foram executadas dentro do range selecionado na barra superior são exibidas. Além de conversas entre os jogadores exibe também ataques, portais neutralizados e conquistados, links e fields criados.
  • Faction: Exibe apenas as mensagens da sua facção. Para que sua mensagem não seja vista por membros da facção inimiga selecione esta aba antes de enviar a mensagem.
  • Alerts: Somente mensagens onde o seu usuário é citado ou quando um portal ou resonator seu é atacado.

 

Periodicamente a Niantic (Startup interna do Google), que mantém o jogo, promove eventos para divulgação do jogo. O Brasil já recebeu algumas edições destes eventos. No próximo dia 7 de fevereiro será realizado o Ingress First Saturday (IFS). Este evento tem como intuito reunir jogadores iniciantes com experientes para disseminar a prática do game e estimular o jogo em grupo e bom relacionamento entre as duas facções. Várias cidades brasileiras irão sediar capítulos locais do evento. Até o momento da publicação deste artigo as cidades confirmadas são: Belém, Curitiba, Juazeiro, Natal e Porto Alegre. Para conferir a lista completa acesse: ingress.com/events

Ficou com vontade de jogar?

Download em:

Abaixo os links para instalar o jogo através das lojas oficiais.

Android Google Play Store

ingress QrCode Android

 

 

 

Available on Apple Store

ingress QrCode Apple

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top