Conecte-se conosco
intel jarvis

Android

Intel na CES 2014: relógio e headset inteligentes, micro PC e Android com Windows

Intel apresentou diversas novidades na CES 2014, entre um relógio inteligente, um headset e um PC do tamanho de um cartão SD.

Intel apresentou ontem na CES 2014 (Consumer Eletronics Show, feira que acontece este mês nos Estados Unidos) as novidades da empresa para os próximos anos. Os principais produtos/conceitos demonstrados foram o ‘Jarvis‘ (uma espécie de headset inteligente), um protótipo do relógio inteligente (smartwatch, em inglês), um PC do tamanho de um cartão SD chamado Edison e versões de computadores que podem rodar os sistemas Android e Windows em dual-boot. Por fim, a empresa demonstrou uma espécie de ‘baciahigh-tech, que recarrega os gadgets que são colocados nela, sem necessidade de fios e conectores (desde que o gadget suporte recargas por indução).

intel jarvis

Jarvis

Jarvis é um headset, parecido com um fone de ouvido, que está sempre escutando o usuário. Através de conexão Bluetooth, ele é capaz de interagir com um smartphone Android sem que o usuário precise tocar o aparelho. Essas consultas podem ser relacionadas a direções de GPS, localização de restaurantes, pesquisas em buscadores e afins.

Pelo que foi apresentado, o Jarvis parece ser uma mistura de Siri com Google Glass que funciona apenas com sinais sonoros, captando o que o usuário fala e retornando, em áudio, a resposta do aparelho. Este é apenas um conceito e ainda está longe de se tornar um produto final para consumidores.

intel smartwatch

Relógio Inteligente (Smart Watch)

Competindo diretamente com as empresas SonyPebble e Samsung, a Intel também anunciou um protótipo de relógio inteligente com um grande diferencial: o seu modelo é totalmente independente e não necessita de um smartphone para funcionar. O relógio teria sua própria conexão com a internet e inclusive poderia dar alertas ao usuário baseados em sua localização.

Novamente, a Intel apresentou mais um conceito do que um produto pronto para ir ao mercado. Fica ao menos a esperança de que as atuais fabricantes de relógios independentes sigam a Intel para fazer dispositivos independentes de smartphones.

Intel Edison

Intel Edison (PC do tamanho de um cartão SD)

A novidade mais impressionante da Intel foi certamente o Edison, um computador completo do tamanho de um cartão de memória do tipo SD. O PC é, segundo a empresa, “classe Pentium” e roda com um processador Quark dual-core e sistema Linux, além de possuir conexões Wi-Fi e Bluetooth. Uma loja de aplicativos para o Edison será lançada no futuro, para que desenvolvedores possam criar apps que aproveitem as características do “micro PC”.

É… a palavra “microcomputador” nunca fez tanto sentido!

intel dual os

Dual OS (Android e Windows no mesmo PC)

A Intel ainda confirmou, brevemente, que os processadores da empresa serão capazes de rodar Android e Windows no futuro, sendo que a troca de um sistema para outro poderá ser feita apenas pressionando um botão. A iniciativa terá o nome de “Dual OS” e segue uma tendência que algumas fabricantes, como a Asus, já vem perseguindo com alguns produtos. Com suporte oficial da Intel, contudo, o dual-boot deve ficar ainda mais comum em 2014.

intel bacia recarregador

Uma “Bacia” que carrega gadgets

Outro conceito apresentado pela empresa foi uma ‘bacia’ que é capaz de recarregar qualquer gadget colocado nela por indução magnética, ou seja, sem necessidade de fios. E a ideia parece ser realmente muito prática!

Imagine chegar no final do dia e simplesmente colocar o iPhone, Android, iPod, Nexus, iPad, fone Bluetooth e tudo mais com bateria recarregável nela e só pegar no outro dia com tudo recarregado, sem ter que usar nenhum fio?

A ‘bacia’ também não deve chegar ao mercado tão cedo, mas pode ser um incentivo para que mais fabricantes adotem o recarregamento sem fio em seus próximos aparelhos. Apesar de ser uma tecnologia bem antiga (o finado Palm Pre já a tinha), poucos aparelhos possuem suporte nativo a ela.

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top