Conecte-se conosco
Internet 5G promete ultra velocidades extraordinarias /  Imagem: Shutterstock

Ciência e Tecnologia

Internet 5G promete velocidades extraordinárias

As redes 5G oferecerão velocidades 10 vezes maiores que o padrão atual. Podemos esperar por velocidades de 1 Gbps a 800 Gbps em algum futuro próximo…

Internet 5G promete ultra velocidades extraordinarias

Internet 5G promete ultra velocidades extraordinárias / Imagem: Shutterstock

De acordo com testes realizados no Reino Unido, a banda larga 5G será capaz de velocidades tão rápidas quanto 800 Gbps (Gigabits por segundo), ou 800 mil Megabits por segundo. Para se ter uma ideia, o 4G/LTE da operadora mais rápida do Brasil atinge apenas 27,8 Mbps.

Os testes indicam também que as redes 5G serão mais estáveis, evitando quedas quando o usuário está em movimento, e terá capacidade suficiente para atender à demanda da “Internet das Coisas”, nome dado aos gadgets e aparelhos domésticos que conversam entre si através da rede.

Uma das líderes no desenvolvimento da tecnologia de redes 5G, a sul-coreana Samsung já prevê um padrão de velocidade que se aproxima a 10 Gbps (10.000 Mbps) para este tipo de conexão. Durante testes em laboratório, a empresa atingiu taxas de transmissão de 7.5 Gbps para conexões estacionárias e 1.2 Gbps para conexões em movimento. Outra companhia que também tem interesse em tecnologia, a Ericsson já alcança velocidade de 5 Gbps em testes atuais.

Veja abaixo uma tabela (em inglês) com as datas de lançamento e velocidades médias de cada tecnologia, 3G, 4G/LTE e 5G:

3G-vs-4G-vs-5G

A Coréia do Sul e a Europa investem pesado na tecnologia, com o intuito de estarem entre as primeiras regiões do globo com acesso às redes 5G. Segundo a Agenda Digital 2020 da Comunidade Europeia (U.E.), a região “desempenha um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias 5G, e tornando-se líder no campo, o que deve garantir crescimento econômico do bloco e ampliará oportunidades de emprego”. Atualmente, esta indústria gera 1,3 milhões de postos de trabalho nos âmbitos da U.E., o que representa um segmento econômico de telecomunicações móveis com cifras em torno de € 160 bilhões.

Na Coréia do Sul o Ministro de Educação, Ciência e Tecnologia (MEST, sigla em inglês) anunciou em janeiro que o pais investirá 1.5 bilhões de dólares para desenvolver uma rede 5G com velocidades até 1.000 vezes mais rápidas do que o 4G/LTE atual. Nestas taxas, seria possível fazer o download de filmes completos (em torno de 800 MB) em apenas 1 segundo.

Infográfico 5G velocidades redes

As novas redes estarão disponíveis para testes já em 2017, com completa implantação até 2020. E, em se tratando da Coréia do Sul, o serviço já foi pensado para se adaptar às tecnologias ainda mais impressionantes, como o streaming Ultra-HD e transmissões holográficas.

Quanto ao Brasil, ainda se discute apenas a utilização de novas bandas de frequência do 4G/LTE, anteriormente reservadas à TV analógica. Nenhuma operadora divulgou informações sobre estudos de implantação de redes 5G no país.

Fonte: Mashable, BBC UK, Europa.eu.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top