Conecte-se conosco
internet completa 25 anos.gif

TECNOLOGIA

A Internet, como a conhecemos, completa 25 anos

A internet faz 25 anos hoje. Conheça fatos e curiosidades sobre ela e seu inventor, o cientista britânico Tim Berners-Lee.

Tim Berners Lee first internet

A internet conecta hoje mais de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Isso corresponde à 46.1% da população mundial, trazendo impressionantes vantagens em relação à propagação de informações, realização de transações eletrônicas, diminuição de distâncias e, claro, criação de memes.

A sociedade atual é completamente dependente da internet. Mas nem sempre foi assim. E devemos uma das maiores invenções do mundo moderno a Tim Berners-Lee, cientista britânico do laboratório do CERN, que no dia 23 de agosto de 1991 mudou o mundo ao abrir a internet pela primeira vez ao público.

A World Wide Web (WWW) foi inventada por Berners-Lee, em 1989, como forma de comunicação rápida entre cientistas e investigadores espalhados por universidades e centros de investigação em todo o mundo. Porém, logo ficou claro que a ideia seria útil para qualquer indivíduo ou empresa.

Por esta razão, a nova tecnologia foi liberada ao público, dando origem a um novo tipo de indivíduo: o internauta, palavra que mistura ‘internet’ com ‘astronauta’ e se refere a alguém capaz de navegar no espaço da internet.

Os primeiros sites não eram tão elaborados

Nos tempos do Netscape, os primeiros sites não eram tão elaborados.

“Hipertexto é uma maneira de vincular e acessar informações de vários tipos, como uma teia de nós no qual o usuário pode navegar à vontade”, escreveram Berners-Lee e o cientista da computação belga Robert Cailliau, no dia 12 de novembro de 1990, em uma proposta sobre o que seria a World Wide Web (WWW). A Web se tornou um meio dominante compartilhamento de informação através da Internet, de tal forma que muitas pessoas não sabem que há uma diferença entre os dois termos.

Em verdade, a Internet é uma rede de redes, uma maneira para que um punhado de computadores, conectados uns aos outros, possam compartilhar dados com milhares de milhões de outras redes em todo o mundo. Enquanto isso, a Web é um sistema de troca de informações, baseada em hipertexto, que é executado através da Internet, ligando – ou linkando – sites.

Mas, antes dela chegar aos lares mundiais, muita gente já experimentava com outros tipos de redes: as famosas Bulletin Broadcast Systems ou BBS. Pode-se dizer que elas agiam como uma espécia de “internet local”, restritas à cidades ou regiões, onde era necessário fazer uma ligação via telefone através do seu computador e os outros PCs da rede.

BBS: a internet local, antes da chegada da WWW.

BBS: a internet local era a única opção, antes da chegada da WWW.

Mas, graças a Berners-Lee, chegamos à internet como a conhecemos hoje. Ele é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web. Também é o fundador da Fundação World Wide Web e é um pesquisador sênior e titular e fundador da cadeira de 3Com no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (CSAIL). O cientista ainda coleciona outros títulos, como a diretoria da The Web Science Research Initiative (WSRI) e uma posição no conselho consultivo do Centro de Inteligência Coletiva do MIT. Em abril de 2009, foi eleito como membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, sediada em Washington, D.C.

Em 2004, Timothy venceu o Millennium Technology Prize, o que lhe rendeu um milhão de euros. Finalmente, um reconhecimento financeiro para alguém que criou uma das invenções mais importantes da história da humanidade, e não cobrou nada por isso.

E você? Quando usou a internet pela primeira vez? Comente com a gente.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de TECNOLOGIA

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top