Conecte-se conosco
IE9

Geral

Internet Explorer 9 já está disponível para download

Nessa segunda-feira, a Microsoft Brasil anunciou a chegada do navegador Internet Explorer 9, na tentativa de trazer uma experiência diferenciada na web. Três pilares são fundamentais para este navegador, que chega ao mercado depois de um ano de desenvolvimento: rapidez, limpeza e segurança…

 

Nessa segunda-feira, a Microsoft Brasil anunciou a chegada do navegador Internet Explorer 9, na tentativa de trazer uma experiência diferenciada na web.

Três pilares são fundamentais para este navegador, que chega ao mercado depois de um ano de desenvolvimento: rapidez, limpeza e segurança. Entre seus novos recursos incluem-se a seleção por “Sites Fixos”. A partir de um simples arrastar e soltar de ícone, o usuário pode fixar um atalho exclusivo para o site em questão na barra de tarefas do Windows Vista ou do Windows 7.

 

Sites fixos

De acordo com informações da Microsoft Brasil, uma das vantagens dos “Sites Fixos” é permitir que o site responsável por aquele atalho envie informações especiais para o usuário. Um jornal virtual, por exemplo, tem como oferecer as notícias mais importantes da hora, que são atualizadas frequentemente e ficam a poucos cliques do usuário.

Os “Sites Fixos” ainda permitem adicionar tarefas especiais diretamente no site que está aberto. Rádios online, como o serviço Pandora, dão ao usuário o controle das faixas que estão para ser reproduzidas. Caso o internauta queira, pode voltar para a música anterior ou seguir para a próxima sem precisar visualizar a janela do navegador.

 

Interface renovada e aceleração de hardware

A interface, por sinal, é um dos atributos que receberam melhorias. Tanto a barra de endereços como a lista de abas estão em apenas uma área do aplicativo, dando mais economia de espaço, o que a Microsoft chama da de One Box. Ainda, o Internet Explorer 9 apresenta um novo engine de JavaScript, que faz uso da aceleração de hardware para compilar os scripts em segundo plano. A empresa afirma que é o mecanismo JavaScript mais rápido existente.

Para completar, o Internet Explorer tira proveito da aceleração gráfica também da GPU. Se a sua placa de vídeo oferece recursos de renderização de imagens, vídeos e gráficos de maior qualidade — o que acontece em 90% dos computadores rodando Windows, talvez o Internet Explorer 9 seja a melhor opção para que o processador ganhe um respiro ao deixar de fazer atividades que não são, por essência, dele.

 

Segurança

O novo navegador conta com melhorias no SmartScreen, a tecnologia de segurança da Microsoft que verifica se um site é seguro antes de permitir que o usuário o acesse. Esse mesmo SmartScreen agora se comunica com os servidores da companhia sempre que o usuário realiza um novo download. Caso seja necessário, ele emite um alerta informando que o arquivo baixado poucas vezes e que é preciso ter atenção redobrada ao acessá-lo.

As listas de proteção contra rastreamento impedem que sites guardem informações sobre páginas visitadas e buscas realizadas pelo usuário, baseando-se em parceiros bem estabelecidos como o TRUSTe e o AdBlock Plus — inclusive, a Microsoft Brasil alfineta a concorrência ao dizer que o AdBlock é uma extensão nos demais navegadores, mas está integrado nativamente ao IE9.

Devido a esses recursos, a empresa afirma baseando-se em “estudos” que o Internet Explorer 9 bloqueia 99% de todo o malware baseado em engenharia social. Esse número seria 5 vezes mais do que o Firefox (versão Beta mais recente) e 33 vez mais que o Google Chrome (na versão Beta mais recente).

 

O aplicativo gratuito poderá ser baixado a partir da madrugada dessa terça-feira (15/03) pelo horário de Brasília.

Para fazer o download, clique aqui.

Fonte: Tecnoblog.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top