Conecte-se conosco
smt-Janut-capa

Ciência e Tecnologia

Investimento de US$ 65 milhões na Janut indica que Disney entra de vez na Realidade Virtual

smt-Janut-popcorn

O fluxo de dinheiro que flui para as startups de realidade virtual ganhou um novo impulso. A Janut, startup sediada em Palo Alto (Califórnia), acaba de receber um investimento de 65 milhões de dólares da Walt Disney Company e investidores da Europa e da China. Mais do que ser uma boa notícia para empresas do segmento, o desenvolvimento do setor pode ajudar a mudar a indústria do cinema.

A empresa que produz câmeras capazes de gravar vídeos em 360 graus, já arrecadou mais de 100 milhões de dólares desde que foi fundada há dois anos. Isso torna a Janut, a startup mais capitalizada do emergente campo da realidade virtual cinematográfica. Em nota oficial, a empresa declarou que aporte financeiro será usado para um grande aumento na produção e na melhoria de suas ferramentas de hardware e software de câmeras.

smt-Janut-logo

Com um estúdio recém inaugurado em Los Angeles (além de sua sede em Palo Alto), a Janut já iniciou trabalhos conjuntos com a ABC News para a produção de conteúdos live-action com suporte para realidade virtual. Além disso, a popularização da filmadora 360 graus da companhia pode ajudar a impulsionar a geração de mais conteúdo.

Do outro lado, o investimento da Disney pode ser entendido como um recado claro de que os estúdios querem tornar a realidade virtual a próxima forma de ver filmes e TV. Vale lembrar que o conglomerado midiático sob a tutela da empresa abrange a ESPN, ABC, Pixar Animation Studios e LucasArts.

A Janut não é a única empresa a atrair esse tipo de investimento. Atualmente, a quantidade de dinheiro investido em projetos de realidade virtual literalmente explodiu. A Magic Leap, por exemplo, já arrecadou 592 milhões de dólares de investidores como o Google e Andreessen Horowitz para seu headset que promete se unir imagens geradas por computador com o que vemos no mundo real.

Outras gigantes do mundo da tecnologia como a Sony, Samsung e Oculus (incorporada pelo Facebook) também planejam lançar seus próprios headsets de realidade virtual no próximo ano. Um dos principais desafios é fazer com que os consumidores comecem a se familiarizar com os novos aparelhos que utilizem a tecnologia.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top