Conecte-se conosco
iPhone 5

Aplicativos

iPhone 5: ainda vale a pena comprar?

Diante a enorme variedades de modelos e lançamentos no mercado, será que ainda vale a pena comprar um iPhone 5?

iPhone 5

Nas proximidades do anúncio do próximo iPhone e diante a enorme variedades de modelos e lançamentos no mercado, será que ainda vale a pena comprar um iPhone 5?

Voltando um pouco no tempo, quando o primeiro iPhone foi lançado em 2007, houve uma grande revolução. Naquela época, não existia nada parecido com o que a turma de Steve Jobs criou.

Hoje, porém, quando falamos do iPhone 5, estamos falando de mais do mesmo: o aparelho é apenas uma evolução natural de um grande produto da Apple que, diga-se de passagem, anda um pouco lenta.

Ainda assim, suas especificações não deixam de ser excelentes. Mas, será que vale a pena comprar o modelo atualmente? Para responder a esta pergunta, analisaremos os pontos abaixo:

Apple iPhone 5 (1)

Hardware/software:

Se compararmos com os atuais concorrentes no mercado, já existem processadores quad-core e octa-core. Enquanto isso, o iPhone 5 permanece com seu chip A6 dual-core.

A tela, apesar de muito bonita, também não acompanha os concorrentes, pois tem resolução muito abaixo das atuais telas Full HD (1920×1080 Full HD vs. 1136×640 do iPhone 5). Veja abaixo a tabela comparativa:

Para uma análise mais detalhada sobre as especificações do iPhone 5 e seus concorrentes (Moto X, Galaxy S4 e Xperia ZQ), veja este comparativo.

Porém, o smartphone da Apple se garante rodando o iOS. Ainda que ele possua características de hardware inferior a alguns concorrentes, consegue desempenhar todas as tarefas de forma rápida e bem fluida. O mesmo não ocorreria no Android, por exemplo, por ser um sistema mais pesado. São raros travamentos e bugs, isto porque o sistema operacional é muito sólido e maduro.

Preço:

O iPhone ainda possui um preço muito alto no mercado. Na Apple Store brasileira, o modelo de 16Gb custa hoje R$ 2.399. Nas lojas físicas, é difícil encontrá-lo por menos de R$ 2.000.

Esse péssimo fator não deixa de ter um viés positivo: o iPhones tradicionalmente sofrem pouca desvalorização, sendo muito comum encontrar modelos usados à venda pelo preço de aparelhos novos da concorrência.

Suporte (Pós venda):

Apple garante um bom suporte tanto de assistência técnica como de software mesmo depois de um bom tempo após o lançamento do aparelho.

Já em smartphones de outras marcas, é comum encontrar usuários frustrados, que ficam esquecidos à espera de atualizações para seus aparelhos… que nunca chegam.

Lançamentos futuros

Como é de costume, todos os anos entre os meses de setembro/outubro a Apple costuma anunciar um novo iPhone. Logo, nos próximos dias deve ser apresentado o novo iPhone 5S (ou 6). Esse fator prejudica um pouco o interesse na compra do modelo antigo.

Conclusão

Apesar do iPhone 5 se manter atual e fazendo frente aos concorrentes, o alto preço neste momento pode não compensar a compra. Nas próximas semanas, por conta do lançamento de um novo modelo, a Apple deve reduzir o valor do iPhone 5 em suas lojas.

O melhor a fazer, então, é esperar. Em breve você poderá comprar o aparelho antigo com desconto ou até mesmo o novo iPhone 5S/6 pelo mesmo preço do modelo atual. Vale a espera?

Engenheiro, atleticano, entusiasta de tecnologia e fã dos devices da maçã.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top